Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

O que pode ser e como amenizar a dor na panturrilha?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

dor na panturrilhaA panturrilha, um músculo relativamente pequeno, é vital para muitos de nossos movimentos cotidianos, como andar, correr, pular e até mesmo para ficar na ponta dos pés e alcançar algo. Então, logo dá para imaginar como a dor na panturrilha atrapalha nossa vida, não é mesmo?

Neste texto, vamos abordar algumas possíveis causas e também como resolver esse incomodo. Então, se alongue para evitar as cãibras (spoiler do primeiro item, hein) e vem com a gente!

As principais causas de dor na panturrilha

Cãibras

Como demos o spoiler antes de começar o tópico, as cãibras musculares são uma das principais causas de dor nesse músculo. Ela é uma contração involuntária de uma estrutura muscular.

Devido aos muitos usos da panturrilha, ela é uma das estruturas mais comumente atingida por essas contrações. Algumas razões para a cãibra são:

  • Desidratação
  • Esforço físico prolongado
  • Falta de alongamento
  • Músculos pouco resistentes
  • Perda de eletrólitos

Para evitar as cãibras em geral sempre se alongue antes de fazer exercícios, se mantenha hidratado e invista em alimentos ricos em potássio, como a banana.

Tensão

Todos os músculos são suscetíveis a tensão, com as panturrilhas, por exemplo, não é diferente. Essa tensão pode levar a rompimentos parciais ou completos de fibras musculares, o que causa uma bela de uma dor na panturrilha.

A intensidade irá variar de acordo com a gravidade da lesão. Em geral, costuma ser uma dor aguda e repentina, além de uma sensação de sensibilidade.

Tendinite

As inflamações dos tendões podem atingir qualquer uma dessas estruturas de nosso corpo. Falando especificamente das panturrilhas, temos a tendinite de Aquiles, ou seja, aquela que acomete o tendão de Aquiles, que faz a ligação do músculo com o calcanhar.

Como todas as tendinites, ela costuma acontecer com pessoas que fazem muitos movimentos repetitivos. Uma maneira de evitar desenvolver essa doença é sempre se alongar.

Para aliviar as dores, você pode descansar um pouco, fazer compressa gelada por mais ou menos 20 minutos, colocar um curativo e deitar com as pernas para cima.

Síndrome compartimental

Essa causa de dor na panturrilha vem, normalmente, após uma lesão ou trauma com maior gravidade na região. Essa lesão pode gerar o acúmulo de líquidos ou sangue.

Esses fluídos começarão a pressionar estruturas como nervos ou vasos sanguíneos, causando dor, dormência, formigamento e inchaço.

Existem casos crônicos da doença também, onde a dor e o inchaço surgem durante a prática de exercício físico.

Fascite plantar

Mais um -ite, mais uma inflamação, dessa vez na fáscia plantar ou aponeurose plantar. Esse é um problema que pode vir diretamente do excesso de tensão na panturrilha, o que prejudica a sustentação do pé, o que leva à inflamação.

A principal característica é a dor no pé ao acordar e a dificuldade em flexionar o membro.

Sinto dor na panturrilha ao andar. O que pode ser?

Existem possíveis causas que já discutimos e outras que são menos comuns. São elas:

  • Cãibras
  • Doença Arterial Periférica (DAP)
  • Estenose espinhal lombar
  • Insuficiência venosa crônica (IVC)
  • Lesão muscular
  • Síndrome do compartimento de esforço crônico (CECS)

Pode ser sintoma da Covid-19

A dor na panturrilha, por si só, não é um sintoma da Covid-19. Mas, a doença pode sim causar dores musculares e, como a panturrilha é um músculo, ela pode ser afetada por esses desconfortos.

Treinei e agora estou com dor na panturrilha

Os entusiastas da musculação sabem que a panturrilha não é exatamente um músculo fácil de se fortalecer. Por isso, muitos optam até mesmo por treinar mais de uma vez por semana essa região. Só que as vezes você pode sentir certa dor na panturrilha depois do treino.

Em primeiro lugar, você pode fazer uma compressa fria na região. Você também pode optar pelo contraste, que é revezar entre compressas frias e quentes para aumentar o metabolismo e, por consequência, o processo de recuperação.

Se a panturrilha não estiver tão sensível, você pode fazer uma massagem, para aumentar a circulação.

Os alongamentos também são uma hipótese, tanto antes dos exercícios, quanto depois.

Preciso ir no hospital. Qual médico devo procurar?

Caso a dor na panturrilha esteja forte demais e você decida ir no hospital, busque consultar, inicialmente um clínico geral. Como vários são os possíveis motivos, ele poderá fazer um diagnóstico e te indicar o profissional mais assertivo para seu quadro.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress