A oftalmologia é uma especialidade médica que estuda, previne e trata doenças relacionadas aos olhos.
Esse é um profissional da saúde que pode atuar desde o nascimento até a velhice, sempre visando a melhor qualidade de vida para os pacientes.
Neste artigo você aprenderá tudo sobre a especialidade e quais os principais procedimentos realizados por esse profissional.
O que é oftalmologia?
A oftalmologia é a especialidade médica que estuda e cuida das doenças dos olhos. O oftalmologista é o profissional especializado para fazer o diagnóstico e tratamento dos problemas que afetam nossa visão.
Pode-se dizer que ela tem como objetivo prevenir, tratar e aprimorar as patologias oculares.
Exames
Dentre os exames mais comuns em oftalmologia estão testes para a visão, fundo de olho, motilidade ocular, verificação de pressão intraocular, mapa da retina e outros.
Durante essas análises, o médico irá avaliar se há alguma anormalidade no tamanho ou forma dos olhos, no campo visual, no fundo de olho e na estrutura do globo ocular.
Doenças e tratamentos
Há muitas doenças oftalmológicas, mas as mais frequentes são a catarata, glaucoma, degeneração macular, retinopatia diabética, astigmatismo, miopia, hipermetropia e estrabismo.
Os tratamentos variam de acordo com a doença, mas os mais comuns são o uso de óculos, lentes de contato, colírios, cirurgias, medicações e uso de lentes intraoculares.
Conclusão
A oftalmologia é uma área médica altamente eficaz, que busca prevenir e tratar doenças relacionadas aos olhos.
O exame oftalmológico completo é uma importante ferramenta para detectar precocemente problemas que podem ser facilmente tratados.
O oftalmologista é o profissional responsável por prevenir, diagnosticar e tratar as doenças oftalmológicas. Portanto, é muito importante fazer exames regulares e sempre procurar ajuda médica quando sentir algum sintoma ocular anormal.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.