Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

ONGs lançam kit para pacientes de câncer de mama metastático

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Material gratuito mostra perguntas fundamentais a serem feitas em consulta.

Ao receber um diagnóstico de câncer de mama, uma enxurrada de perguntas toma conta da mente da mulher, ainda mais quando a doença já está em estado avançado: como contar para os filhos? Ou para o empregador? Vou sentir dor? Qual tratamento é melhor para o meu caso?

São tantas perguntas que, muitas vezes, as pacientes não conseguem se organizar para tirar todas as dúvidas nas consultas médicas. Por isso, a Ulaccam (União Latino-americana Contra o Câncer da Mulher) lançou um kit com informações e esclarecimentos de como agir após o diagnóstico de câncer de mama metastático, que já se espalhou para outras partes do corpo.

O kit é formado por três materiais.

O guia “Meu médico e eu” ajuda pacientes a se prepararem para suas consultas, trazendo mais de 45 perguntas que devem ser discutidas com o médico. Os assuntos variam, desde as opções de tratamento e medicação até qualidade de vida e apoio psicológico.

O folheto “Conversando com o meu médico” oferece dicas para melhorar a comunicação com profissionais de saúde. A mulher deve, por exemplo, perguntar ao médico se sobre o seu tipo de câncer, como a doença afetará sua carreira, como será o tratamento e até mesmo como contar a notícia para a família.

E o manual “Eu e o Câncer de Mama Metastático” aborda temas principais relacionados à doença: diagnóstico, tratamento, emoções, saúde, bem-estar, relacionamentos e trabalho. O manual também aborda questões que devem ser elaboradas pela paciente, incluindo a possibilidade de participar de estudos clínicos, terapias complementares e hábitos de vida, como alimentação e atividade física.

No Brasil, o material foi elaborado pelo Instituto Oncoguia, Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e Abrale (Associação Brasileria de Linfoma e Leucemia). Todo o projeto teve apoio da farmacêutica Pfizer.

As pacientes poderão receber o kit por meio das associações acima ou fazer o download gratuito do manual:

https://www.pfizer.com.br/sites/g/files/g10037441/f/custom_css/Guia_Eu_e_o_Cancer_de_Mama_Metastatico.pdf

O câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres brasileiras. São cerca de 57 mil novos diagnósticos todos os anos, correspondendo a 28% dos casos de câncer do País.

As mulheres são muito mais propensas à doença, mas 1% dos casos são diagnosticados em homens.

Apenas 10% dos casos têm origem genética. A grande maioria está ligada a fatores ambientais e estilo de vida.

Avanços nos tratamentos elevam chances de cura de câncer de mama a 95%

Fonte: R7 Notícias – SP

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress