Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Conheça os benefícios do gergelim e seus nutrientes

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

Gergelim

Semente de uma planta oriental, a Sesamum indicum, o gergelim promove diversos benefícios para nossa saúde. Também conhecida como sésamo, ela previne o câncer, a diabetes, inflamações e a hipertensão.

Além disso, a semente também atua nos protegendo da radiação e fortalecento nossa saúde óssea. Além de seus 52% de gorduras boas, os lipídios, ela é composta por ácidos graxos insaturados, é rica em proteína, fibras, tiamina, folato, triptofano, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre e zinco.

E não para por aí, o sésamo é uma ótima fonte da vitamina B6, sendo que uma colher de sopa de gergelim tem, aproximadamente, 0,8 mg do nutriente.

Não pense que os usos da semente estão restritos ao pão de hamburguer não. Com ela, você pode fazer:

  • Bolos
  • Molho
  • Óleo essencial
  • Pães
  • Pasta (Tahine)
  • Tempero

Quais os benefícios do gergelim? 

Como você já pode notar, essa semente é muito versátil e também traz diversos benefícios a nossa saúde. Agora, vamos dar mais detalhes sobre o que de bom ela pode trazer para o nosso organismo.

Coração em boas mãos 

Se você tem hipertensão, pense em colocar o óleo natural de sésamo na sua dieta. Isso porque ele melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, ajudando no controle da pressão arterial e prevenindo outros problemas de coração.

Fora isso, o magnésio é um importante vasodilatador e, adivinha, a semente é rica nele. Para se ter uma ideia, ela fornece 25% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) para o nutriente.

Aliada contra o câncer 

O risco de câncer cai quando você coloca esse ingrediente na sua dieta. Isso devido a sua composição, rica em minerais e vitaminas essências para a saúde. Para completar, ele contém fitato, um antioxidante que combate os radicais livres.

Controle do açúcar 

O gergelim é considerado um aliado na prevenção da diabetes e também no alívio de seus sintomas. Soma-se a isso o fato que seu óleo é um ótimo tratamento concomitante ao medicamentoso para a doença.

Ossos mais fortes 

Nossos ossos também não passam em branco quando o assunto é essa semente. Isso porque ela possui altos níveis de cálcio, fósforo e zinco, minerais essenciais para essas estruturas.

Além de combater a osteoporose, esses nutrientes são vitais para a recuperação dos ossos após lesões. Só que nem tudo são flores. Afinal, o gergelim tem também fitatos e oxalatos, que são conhecidos como antinutrietens.

Esses antinutrientes impedem a absorção correta de certos minerais. Ou seja, é como se a semente te oferecesse mais do que você pode pegar.

Você no controle do colesterol 

O colesterol alto e os triglicerídeos são outros oponentes que vão a nocaute com o sésamo. Isso devido a gordura monoinsaturada presente em sua composição. Detalhe importante aqui, de nada adianta consumir mais gordura saturada do que monoinsaturada, então gergelim no pão de hamburguer não conta.

Funcionando como reloginho 

As fibras dessa semente também entram pra jogo quando ela é ingerida in natura. Nem precisamos explicar em muito detalhes sobre os benefícios das fibras para a sua saúde intestinal, não é mesmo?

Esse nutriente protege o cólon, regula o intestino e controla casos de prisão de ventre ou diarreia.

Combate às inflamações

O cobre não é apenas um metal valioso, mas um nutriente valioso também. Grande aliado no combate aos sintomas da artrite, ele atenua as inflamações em articulações, músculos e ossos.

Além disso, o cobre ajuda na absorção do ferro, importante para a saúde sanguínea.

Xô radiação 

O sesamol talvez seja um dos compostos orgânicos mais diferentes presentes no gergelim. Alguns estudos tem apontado que ele atua na proteção do DNA dos efeitos nocivos causados pela radiação.

Por isso ele é um ótimo aliado da saúde dos pacientes em tratamento por radioterapia ou quimioterapia, além dos profissionais radiologistas.

Beleza em dia 

Cabelos, músculos e pele também não passam em branco. Rica em zinco, a semente auxilia na produção de colágeno pelo organismo. Fora isso, em sua versão óleo, atenua manchas e marcas de idade.

Função metabólica nos trinks 

Outra coisa presente em demasia no gergelim são as proteínas dietéticas com aminoácidos de qualidade fina. Além de sua ação na função metabólica, elas atuam no crescimento celular saudável e na manutenção da energia.

Bom de boca 

Deixamos o melhor para o final. Talvez a parte de nosso corpo mais favorecida pelo consumo regular da semente seja nossa saúde bucal. Como possui efeito adstringente e antibacteriano, seu óleo pode ser utilizado tanto do lado de dentro, quanto do lado de fora da boca.

O sésamo também tem uma ação muito efetiva contra a Streptococcus, uma bactéria muito comum na boca e em outras partes do corpo humano.

Como devo comer? 

Existem três tipos de gergelim: branco, preto e marrom, sendo o último a versão com casca. Apesar de existirem esses tipos diferentes, nutricionalmente falando, as diferenças são mínimas.

Agora, quando o assunto é o paladar, o consenso é que a versão torrada seja a mais saborosa.

Tem contraindicação? 

Tudo muito bom, tudo muito bem, só que não é todo mundo que pode comer a semente indiscriminadamente. Pacientes que convivem com a colite, uma inflamação intestinal, devem evita-la.

Isso porque, como ela é rica em fibras e as fibras aumentam os movimentos intestinais, cresce também a chance de obstruções no órgão.

Devo por o gergelim na minha dieta para emagrecer? 

Quando combinada a uma dieta saudável, a semente pode ser de grande ajuda para auxiliar no processo de emagrecimento. Isso porque ela atua reduzindo o apetite e aumentando a saciedade.

Além disso, o sésamo é rico em fibras, que regulam o intestino, gorduras boas e proteínas.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress