Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Os benefícios do inositol para a saúde

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

benefícios do Inositol

O Inositol, também conhecido como uma das vitaminas do complexo B, é um tipo de carboidrato naturalmente produzido pelo organismo e que vem se popularizando, principalmente no universo feminino. Presentes em muitos suplementos nutricionais, os benefícios do inositol são inúmeros. A substância auxilia na digestão, controle do colesterol e no combate à insônia, ansiedade e depressão.

Facilmente encontrado em farmácias e drogarias, o inositol contribui para absorção de gorduras, controle dos níveis de insulina e diabetes, sendo muito prescrito e ingerido por mulheres que convivem com a Síndrome do Ovário Policístico, reduzindo a resistência à insulina.

Afinal, para que serve o inositol?

Essa substância desempenha um papel importante no metabolismo, beneficiando a saúde física e mental. O inositol colabora de forma significativa para o hormônio do humor, promovendo uma produção maior de serotonina, aliviando os sintomas de estresse, depressão, ansiedade e crises de pânico. Além disso, é um ativo importante para manter os ossos, dentes e músculos saudáveis.

Benefícios do inositol para a saúde feminina

Em relação ao sistema reprodutivo e hormonal feminino, o inositol cumpre a tarefa de melhorar os níveis de resistência à insulina, uma condição muito comum em mulheres com Síndrome do Ovário Policístico, que minimiza as chances de engravidar. Ajuda da regulação do ciclo menstrual e reduz o desenvolvimento de diabetes gestacional.

Inositol na perda de peso e insônia

Como o inositol atua na absorção de gorduras, ele acaba estimulando o processo de queima de gordura, controlando a glicemia no organismo, influenciando a perda de peso e proporcionando a sensação de saciedade. Outro benefício desse composto é a melhora da qualidade do sono, combatendo a insônia e os sintomas de cansaço das noites mal dormidas.

Como ingerir o Inositol?

A suplementação e as doses necessárias devem seguir orientação médica ou nutricional. O Inositol pode ser encontrado na forma natural e as principais fontes são encontradas no abacate, banana, frutas cítricas, em alimentos verde-escuros, como brócolis, couve, espinafre, além de ovos, nozes e em vários tipos de sementes.

Cuidado com o consumo, pois as doses em excesso podem provocar indisposições estomacais, mesmo sendo uma substância natural e segura.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress