Os probióticos são organismos vivos que são usados para suportar a saúde do trato digestivo e as funções do sistema imunológico. E muitos benefícios dos probióticos estão associados ao seu uso, mas recomendável conversar com seu médico antes de incluir na sua rotina.
A seguir apresentaremos os benefícios dos probióticos para a saúde e os possíveis riscos de consumo:
Benefícios dos probióticos para a saúde
Há evidências de que os benefícios dos probióticos incluem alívio dos sintomas da síndrome do intestino irritável (SII), além da melhora do trato digestivo. Alguns estudos também mostraram que os probióticos podem ajudar a reduzir a inflamação e melhorar o sistema imunológico, diminuindo o risco de resfriados e infecções.
Redução do colesterol
Os probióticos têm sido associados à redução dos níveis de colesterol no sangue. Uma pesquisa descobriu que certos probióticos reduzem os níveis de colesterol LDL, o ‘colesterol ruim’.
Supressão do apetite
Outro benefício adicional de tomar probióticos é a supressão do apetite. Pesquisas recentes dizem que certos tipos de probióticos podem suprimir a fome, ajudando a controlar o peso.
Riscos do uso de probióticos
Embora os probióticos possam trazer muitos benefícios à saúde, existem possíveis riscos para o uso deles. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas a certos tipos de formulação, portanto é importante falar com seu médico antes de começar a tomar quaisquer suplementos. Além disso, certas composições podem interagir com medicamentos, portanto é fundamental alinhar com seu médico caso esteja fazendo uso de algum medicamento.
Os probióticos podem trazer muitos benefícios à saúde, especialmente para aqueles que procuram melhorar o trato digestivo, sendo uma ótima ferramenta para o sistema imunológico.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.