Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Os dez medicamentos campeões de vendas em 2020

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Os dez medicamentos campeões de vendas em 2020

Um levantamento da IQVIA relacionou os dez medicamentos mais comercializados nas farmácias brasileiras em 2020, com algumas mudanças significativas em relação ao ano anterior. Segundo a consultoria, o volume de vendas totalizou 4,66 bilhões de unidades nos últimos 12 meses até novembro.

Novo líder

A liderança mudou de dono. O Glifage XR, remédio da Merck usado no tratamento do diabetes, ultrapassou o descongestionante nasal Neosoro AD, da Neo Química. O medicamento do laboratório alemão ganhou neste ano uma nova versão, com apresentação de 500/30 mg – que se tornou a primeira combinação de cloridrato de melformina e gliclazida em um comprimido único de liberação prolongada.

Fato novo

Mas a principal novidade da lista é mesmo a ivermectina, da Vitamedic, na quarta colocação. O medicamento, que sequer figurava entre os 20 campeões de vendas, superou 4 milhões de menções no Google e conquistou a atenção das redes sociais e da mídia pelos supostos benefícios no combate à Covid-19.

A crescente demanda pelo vermífugo, inclusive, levou a farmacêutica a investir R$ 320 milhões na expansão da capacidade produtiva de sua planta no Distrito Industrial de Anápolis (GO). Os executivos da empresa esperam que o laboratório salte da 23ª posição para o top 10 das fabricantes de medicamentos no país.

Dose tripla

A Neo Química é a única com mais de um fármaco no ranking. O Losartan Potas.MG aparece em terceiro lugar, um degrau acima na comparação com 2019. Também ocupa a décima colocação com o Torsilax.

Queda

O Maxalgina, da Natulab, caiu duas colocações e foi o quinto remédio mais vendido. Fontes do mercado avaliam que o resultado foi impactado também por recentes problemas na relação com distribuidores e grandes varejistas. Em setembro, a companhia baiana promoveu mudanças na presidência e passou a ter como CEO Luiz Elisio Melo, executivo com mais de dez anos de experiência no varejo alimentar.

Poucas estrangeiras

Além da Merck, apenas a Sanofi marca presença no levantamento. Completam a lista as brasileiras Cimed, Teuto e União Química.

RANKING 2020

Ranking Produto Laboratório
1 GLIFAGE XR MERCK
2 NEOSORO AD NEO QUIMICA
3 LOSARTAN POTAS.MG NEO QUIMICA
4 IVERMECTINA VITAMEDIC
5 MAXALGINA NATULAB
6 CIMEGRIPE CIMED
7 PURAN T-4 SANOFI
8 LOSARTAN POTAS.MG TEUTO BRASILEIRO
9 CICLO 21 UNIAO QUIMICA
10 TORSILAX NEO QUIMICA

RANKING 2019

Ranking Produto Laboratório
1 NEOSORO AD NEO QUIMICA
2 GLIFAGE XR MERCK
3 MAXALGINA NATULAB
4 LOSARTAN POTAS.MG NEO QUIMICA
5 CIMEGRIPE CIMED
6 PURAN T-4 SANOFI
7 CICLO 21 UNIAO QUIMICA
8 LOSARTAN POTAS.MG TEUTO BRASILEIRO
9 CIMELIDE CIMED
10 TORSILAX NEO QUIMICA

* Fonte: IQVIA, PM Mix, base Nov’20, métrica em Unidades, total Brasil, apenas canal Varejo

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/01/06/farmaceuticas-aumentam-preco-de-600-medicamentos-nos-eua/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress