Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Os perigos da privação do sono

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Privação do sono

A privação do sono é uma condição que acontece quando o corpo não recebe a quantidade de sono necessária para funcionar de maneira adequada. O sono é essencial para a saúde física e mental e, sem ele, podemos nos tornar mais propensos a desenvolver problemas de saúde.

Além disso, a falta de sono também contribui para a redução da capacidade cognitiva, do humor, da memória, da energia e da produtividade.

O sono é essencial para o equilíbrio físico e mental. Quando dormimos, nosso corpo reconstrói as reservas de energia, recupera a força muscular e os hormônios são reequilibrados. O sono é também necessário para o nosso sistema imunológico funcionar adequadamente e para nos mantermos focados e concentrados.

Quando nos privamos de sono, ficamos propensos a desenvolver diversos problemas, incluindo problemas de memória, redução dos níveis de energia, aumento dos níveis de estresse, ansiedade e depressão, além de elevação da pressão arterial e risco de doenças cardíacas, diabetes e acidente vascular cerebral.

Efeitos negativos da privação do sono

A privação do sono mata células cerebrais. Quando ficamos sem dormir, as células cerebrais morrem, afetando nossa capacidade de tomada de decisões e raciocínio. A falta de sono também contribui para a diminuição da memória a longo prazo e para a dificuldade de concentração.

Além disso, a privação do sono também pode reduzir a capacidade do corpo de resistir a doenças. Quando não dormimos o suficiente, ficamos propensos a infecções e doenças e a recuperação se torna mais difícil.

Como evitar a privação do sono

É importante ter um horário regular de sono, praticar relaxamento antes de ir para a cama e evitar a exposição a luzes brilhantes ou a celulares próximos a hora de dormir. É recomendado que as pessoas durmam entre sete e nove horas por noite.

Evitar o consumo de álcool, cafeína, drogas, nicotina ou qualquer outro estimulante próximo à hora de dormir também contribui para um sono reparador.  Estes estimulantes podem aumentar os níveis de ansiedade e agitação e interferir no descanso.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress