Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Saiba os perigos de usar laxante em excesso

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

laxante

Muitas vezes, quando sofremos de constipação, recorremos a um laxante para o alívio e rápido. No entanto, o uso em excesso pode ser extremamente prejudicial à sua saúde. Descubra quais são os efeitos colaterais ao abusar de laxantes e quais são as opções mais seguras, caso tenha algum problema.

O que é o laxante?

Laxante é um medicamento usado para tratar a constipação. Eles funcionam relaxando o cólon e promovendo o bom funcionamento do intestino para que a digestão seja feita de forma adequada. Embora esses medicamentos possam ser bastante eficazes quando usados sem moderação, pode causar promove efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais do uso excessivo de laxantes

O uso excessivo de laxantes pode levar a vários efeitos colaterais prejudiciais à sua saúde, como desidratação, enfraquecimento dos músculos intestinais, perda de nutrientes e vitaminas, além de distúrbios digestivos graves. Mesmo as alternativas mais suaves podem ser perigosas se usados acima da dose recomendada.

Remédios mais seguros para tratar constipação e diarreia

Para tratar a constipação, existem muitos remédios seguros do que os laxantes. Manter uma boa higiene alimentar incluindo muitas frutas, legumes, grãos integrais na sua dieta, beber água em abundância e ter atividade física regular, são excelentes opções para fazer o intestino funcionar regularmente.

Ao invés dos laxantes, use probióticos. Os probióticos são bactérias vivas que podem ajudar a melhorar a digestão e equilibrar a flora intestinal.

Ter constipação é desconfortável e muitas pessoas recorrem a laxantes a fim de obter alívio rapidamente. Porém, usar em excesso pode ser muito perigoso para a saúde.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress