O Boticário lança iniciativa inédita para capacitar mais de 1600 mulheres que buscam se redescobrir na maturidade

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O Boticário, a marca de beleza mais amada entre os brasileiros*, comemora, este ano, 45 anos de história. Para celebrar o aniversário, uma série de ações e iniciativas estão programadas, entre elas, o lançamento de uma capacitação gratuita em empreendedorismo que visa formar mais de 1600 mulheres a partir de 45 anos, que desejem abrir o próprio negócio ou se redescobrir profissionalmente na maturidade. A ação é uma parceria com a Maturi, plataforma pioneira e referência em ações com impacto direto no mercado de trabalho para o público maduro. As inscrições já estão abertas e mulheres de todos os estados do país podem se candidatar acessando http://maturi.in/boticario.

Com carga horária de 100 horas e 6 meses de duração, a iniciativa ‘Novos começos com Boticário: capacitação em empreendedorismo para mulheres 45+’ oferecerá aulas com professores do mercado, que trarão experiências, vivências e muita prática aos alunos. Além disso, o programa também contará com palestras e participações em módulos de executivas do Grupo Boticário.

‘Sabemos que 78% das pessoas com mais de 45 anos já perderam alguma oportunidade por causa da idade, por isso, oferecemos essa capacitação para aquelas que desejam se redescobrir profissionalmente e abrir seu próprio negócio’, explica Renata Gomide, diretora de marketing do Grupo Boticário. ‘Além da parceria com a Maturi, trazemos ao nosso lado a Geração Botik, grupo de mais de 100 mulheres maduras capacitadas para se tornarem influenciadoras digitais, que nos provam diariamente que sempre é tempo de recomeçar. Agora, ao completar 45 anos de história e atingir a idade madura, nós do Boticário temos ainda mais certeza de que esse é só o começo e não vamos parar. Seguiremos trabalhando para que as mulheres tenham cada vez mais espaço e se tornem protagonistas de suas vidas’, finaliza.

O curso acontecerá em duas etapas: na primeira, 120 mulheres serão selecionadas para participar da primeira turma do curso, que acontecerá de outubro de 2022 a abril de 2023. Além de um workshop de abertura ao vivo, com 2h30 de duração, para integração das participantes, as selecionadas para essa fase inicial terão acesso a momentos online, também ao vivo, para tirar dúvidas após cada módulo do curso, além de uma aula especial com mentora de carreira especializada em transição de profissionais. Além disso, essa turma participará de um encontro final para apresentação dos projetos desenvolvidos durante a capacitação e que contará com a presença de convidados especiais: empreendedores inspiradores e representantes do Boticário, que acompanharão todo o curso a fim de trocar conhecimentos e apoiar a evolução da turma.

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Outras 1500 mulheres serão selecionadas para a segunda turma do curso, que será oferecido no formato 100% online, por meio do acesso aos conteúdos gravados, disponíveis no hub de capacitações da Maturi.

Inscrições já estão abertas

As inscrições vão até o dia 30 de setembro e podem participar mulheres cisgêneros ou transgêneros a partir dos 45 anos pelo site http://maturi.in/boticario. Para se inscrever, basta clicar no botão ‘Inscreva-se aqui’ e preencher o formulário. O curso terá início no mês de outubro.

‘A Maturi apoia projetos de impacto social e o programa Novos começos com Boticário vai ao encontro do que acreditamos. Mulheres maduras têm mais desafios no mercado de trabalho do que mulheres jovens. Em um país onde esse grupo é sub- representado, desenhamos essa ação para que seja potente na jornada dessas profissionais’ – Andrea Tenuta, Head de Novos Negócios da Maturi. [AZ2]

Maturi Fest

A marca também patrocinará a 5ª edição do Maturi Fest, maior festival de trabalho e empreendedorismo focado no público maduro, que acontece no formato híbrido entre os dias 17 e 20 de agosto, na Fundação Álvares Penteado (FECAP), com um painel sobre empreendedorismo na maturidade. Para se inscrever no evento, basta acessar https://www.maturifest.com.

Campanha ‘Boticário 45 anos. É só o começo’

O Boticário lançou hoje uma campanha especial que tem como objetivo convidar mulheres maduras a celebrarem suas trajetórias, vivências e aprendizados. Além de contribuir com o combate do etarismo, que é o preconceito baseado na idade, um time de celebridades engajadas na causa e que fomentam debates importantes sobre questões relacionadas à mulher destacam a idade como uma oportunidade para novos começos. As apresentadoras e jornalistas Fátima Bernardes e Maria Cândida, a cantora Pitty, e a atriz Cacau Protásio, assim como Boticário, mostram que seguem de olho no futuro, inovando, se renovando e evoluindo na fase madura.

Boticário, uma marca 45+

Em 1977 o farmacêutico Miguel Krigsner se instalou em uma portinha, numa rua secundária de Curitiba, cidade do Sul do Brasil. Chamou a pequena farmácia de manipulação de o Boticário, nome ideal para traduzir o espírito de alquimista capaz de colocar amor em potinhos. Desde o começo, ‘Dr. Miguel’ percebeu que seu verdadeiro amor eram os cosméticos. Os primeiros que criou foram um creme à base de colágeno, um creme de elastina para estrias, um xampu e um banho de algas marinhas. O boca a boca foi poderoso, e de repente a farmácia passou a atrair cada vez mais apaixonados por aquelas formulações especiais. Logo veio o primeiro perfume, Acqua Fresca, lançado em 1979 e vendido em um frasco em formato de Ânfora, que hoje é o maior símbolo da marca.

O Boticário completa 45 anos com portfólio completo nas categorias de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. É a maior rede franqueada do país e está presente com pontos de venda em mais de 1650 cidades brasileiras, além de outros 14 países.

Serviço

Novos começos com Boticário: capacitação em empreendedorismo para mulheres 45+

? Período de inscrições: 8 de agosto a 30 de setembro

? Onde e como se inscrever: no site http://maturi.in/boticario, clicando no botão ‘inscreva-se aqui’ e preenchendo o formulário

? Quem pode se inscrever: mulheres cisgêneros ou transgêneros a partir de 45 anos

? Quando o curso começa: Outubro de 2022

? Carga horária: o curso será 100% online, com carga horária de 100 horas e 6 meses de duração.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada** do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realiza testes em animais.

Fonte: Portal ComunicaCE

Rede de Farmácias São João vai reinaugurar filial em Sombrio

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Reinaugura nesta sexta-feira (12), em Sombrio, uma loja da Rede de Farmácias São João. A filial começará a receber o público a partir das 8h30, com ofertas especiais de reinauguração e diferenciais em serviços farmacêuticos. A farmácia está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 466, no Centro.

O diferencial no dia da reinauguração será um bônus oferecido aos clientes, onde nas compras acima de R$ 100 reais, os primeiros duzentos ganharão na hora R$ 25,00 em cash back.

A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR). Atualmente são mais de 900 lojas e cerca de 15 mil colaboradores. Possui distribuidora própria, comprando diretamente da indústria em grande quantidade, o que possibilita preços mais competitivos e oferece ainda, o Crédito Fácil São João, crediário próprio para compras parceladas em até 6x. Em todas as lojas, o cliente ganha acesso ao Wi-Fi grátis.

Pensando na maior comodidade dos clientes, a filial também contará com o serviço de tele entrega. O horário de atendimento será 24 horas, também aos domingos e feriados.

A São João carrega como missão cuidar da saúde e qualidade de vida das pessoas, e este compromisso se renova com a comunidade de Sombrio.

Em função do avanço da pandemia da covid-19, nos dois últimos anos, foi investido em mais capacitação profissional e inovação nas lojas, que vão além de medicamentos e dermocosméticos, hoje em dia é possível encontrar produtos de beleza e até linha pet e bazar dentro das filiais.

Na São João a população poderá contar com atendimento de serviços farmacêuticos com muita agilidade. A loja será ainda mais completa, com duas salas de serviços farmacêuticos e uma sala de espera, oferecerá aplicação de injetáveis, verificação de pressão arterial, de glicose, testes rápidos para a detecção da covid-19, colocação de brincos e muitos outros serviços com segurança e qualidade para toda família.

O atendimento conta com um aplicativo, o maior em número de lojas integradas na região Sul do Brasil, para oferecer mais comodidade ao cliente através do uso do celular. No APP da São João, além de todos os produtos disponíveis na Rede, tem as opções de compre e retire na loja, receba em casa, ofertas exclusivas e como encontrar a filial mais próxima.

Fonte: Portal C1

Petrobras reduz preços de venda de diesel para as distribuidoras

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A partir de amanhã (12), o preço médio de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 5,41 para R$ 5,19 por litro, redução de R$ 0,22 por litro.

Segundo a companhia, considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 4,87, em média, para R$ 4,67 a cada litro vendido na bomba.

‘Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência, que se estabilizaram em patamar inferior para o diesel, e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado global, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio’, diz o comunicado da empresa.

Fonte: O Estado de Rondônia

Batata, cebola e leite têm maiores altas do semestre nos supermercados

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No primeiro semestre de 2022, os produtos com as maiores altas de preço em supermercados foram batata, cebola, leite longa vida, feijão e queijo muçarela, segundo pesquisa divulgada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) nesta quinta-feira (11).

O levantamento leva em conta cesta com 35 produtos definidos como de largo consumo, incluindo alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza. A cesta como um todo acumulou alta de 10,41% entre janeiro e junho de 2022, atingindo R$ 773,44 em junho.

Confira os produtos com maiores altas de preços em supermercados, segundo a Abras:

Batata: 55,81%

Cebola: 48,13%

Leite longa vida: 41,77%

Feijão: 40,97%

Queijo muçarela: 36,1%

Também foi destaque o aumento de 13,4% no preço do sabão em pó, entre os produtos de limpeza.

Dos produtos listados pela Abras, as menores variações de preço foram do açúcar e do queijo prato, que aumentaram 0,8%; do arroz, que aumentou de 1,8%; e do pernil, cujo preço caiu 3,8%.

A associação também declarou que, com a a alta da inflação sobre os alimentos, os supermercados ampliaram o número de marcas e promoções nas lojas.

Já os consumidores valorizaram embalagens de melhor custo-benefício e marcas próprias do supermercado. Segundo a Abras, os preços são em média 20% a 30% mais baixos do que das principais marcas nas categorias e estão presentes em 34% dos lares.

CRESCIMENTO

A associação divulgou ainda que o consumo nos lares encerrou o semestre com alta de 2,2%, anunciando novas projeções de consumo para o ano nos lares brasileiros. O crescimento antes previsto, de 2,8%, agora é projetado entre 3% e 3,3%.

A Abras cita como motivos para a expectativa de maior consumo a melhora no índice de inflação, o aumento do emprego formal e o pagamento dos auxílios para taxistas e caminhoneiros recentemente aprovados pelo congresso nacional.

Além disso, eventos como lotes de restituição do imposto de renda, pagamento do 13º, Black Friday, Copa do Mundo e festas de fim de ano devem motivar o consumo.

Fonte: Nova onda FM 87,9

Endividamento de famílias atinge maior nível em BH

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O endividamento cresce entre as famílias belo-horizontinas. Em julho, 90,1% dos consumidores estavam endividados na capital mineira, uma alta de quase 3 pontos em relação ao mês anterior, quando o índice foi de 87,5%. É o maior índice na série histórica iniciada em 2014 e registrada pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e apurada pelo setor de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG).

Segundo o levantamento, o endividamento em julho é 8% maior do que no mesmo mês do ano passado. ‘Esse aumento está ligado principalmente à retomada do comércio e do setor de serviços, principalmente os serviços voltados ao entretenimento e ao turismo, que têm feito com que as pessoas voltem a consumir e busquem suprir a demanda reprimida durante o período da pandemia, buscando o crédito para manter o consumo desejado’, observa a economista da Fecomércio-MG, Gabriela Martins.

‘Além disso, temos acompanhado também um aumento nos preços dos alimentos, o que faz com que as famílias tenham cada vez mais suas rendas comprometidas com a compra desses bens e que o orçamento disponível para o consumo de outros bens fique prejudicado. Dessa forma, as famílias acabam buscando o crédito para conseguirem manter um nível ótimo de consumo’, acrescenta.

A economista acredita que a tendência, no que se refere ao endividamento, é incerta. ‘Por um lado, o segundo semestre é marcado por datas comemorativas de grande apelo emocional, como o Dia dos Pais e o Natal, que acabam levando as pessoas a consumir e, consequentemente, a se endividar mais. Ao mesmo tempo, está ocorrendo uma injeção de recursos na economia, com o aumento do Auxílio Brasil e o saque do FGTS, além do 13º salário que começa a ser pago em novembro, o que proporciona fazer compras à vista’, analisa a economista.

Segundo a Fecomércio, entre os tipos de dívidas, o cartão de crédito segue sendo o principal compromisso financeiro assumido. Atualmente, 78,8% dos consumidores pagam contas e fazem as compras do mês no cartão de crédito. Mas o carnê (22,2%) e o cheque especial (10,0%) também estão entre as formas mais utilizadas.

‘Não é possível afirmar, por meio da pesquisa, em que as pessoas estão gastando mais. No entanto, observamos que a principal modalidade de pagamento continua sendo o cartão de crédito, apontando para seu uso de maneira cotidiana. Observamos também o aumento no uso dos carnês, que nos mostra um padrão de consumo voltado principalmente para bens semiduráveis’, aponta Gabriela Martins.

O levantamento da Fecomércio apontou ainda que as dívidas comprometem, em média, 31,6% da renda familiar e grande parte delas por um longo período: o tempo médio é de sete meses.

Após apresentar um aumento entre março e abril deste ano, os níveis de inadimplência começaram a ceder, diminuindo 0,2% entre junho e julho de 2022.

Em abril, o índice era de 44,4% e, atualmente, a inadimplência atinge 43,1% dos belo-horizontinos. ‘É um nível bastante elevado, mas que vem cedendo aos poucos’, aponta Gabriela Martins. Segundo a economista, o endividamento, quando controlado, não gera riscos para a economia.

‘Ele pode servir como um termômetro para observar o quanto as pessoas buscam o crédito para poder consumir e isso, por si só, não é necessariamente ruim, já que as pessoas podem aumentar ou manter os níveis de consumo em um patamar ótimo’, diz.

‘Em contrapartida, o endividamento se torna um problema quando as pessoas deixam de ter capacidade para quitar seus compromissos financeiros e comprometem seu acesso ao uso de crédito. Em consequência, diminui o poder de compra da família, o que afeta negativamente o comércio e toda economia’, conclui.

Consumo nos lares cresce 2,20% no 1º semestre

São Paulo – O índice do Consumo nos Lares Brasileiros, medido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), encerrou o primeiro semestre com alta de 2,20%. Na comparação de junho ante maio, o indicador apresentou alta de 0,10%. Em relação a junho de 2021, a alta é de 6,03%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a Abras, no primeiro semestre o consumidor optou por produtos de marca própria do supermercado, com preço de 20% a 30% mais baixo, trocou embalagens por aquelas que apresentavam maior economia ou melhor valor agregado e encontrou variedade de marcas nas gôndolas para compor sua cesta de consumo.

‘A intensificação de ofertas nos supermercados e ampla variedades de marcas somadas aos recursos extras injetados na economia e a queda na taxa de desemprego impulsionaram o Consumo nos Lares Brasileiros no primeiro semestre’, avalia a Abras.

Para enfrentar a alta da inflação dos alimentos, o consumidor fez compras mais planejadas, trocou marcas e buscou mais promoções, e o varejo intensificou as negociações comerciais com os fornecedores, ampliou o número de marcas e fez mais promoções nas lojas, disse a Abras.

‘Com renda mais restrita, o consumidor não pode errar e, por isso, ele tem mais resistência a trocar de marca. Porém, o produto de marca própria tem alta qualidade, preço competitivo e ajuda a compor a cesta de abastecimento’, explica o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.

Segundo ele, o pagamento do pacote de benefícios aprovados pelo Congresso Nacional deve aumentar o consumo nos lares nos próximos meses, com cerca de 50% a 60% dos valores liberados pelo governo sendo destinados à cesta de consumo.

De acordo com os dados da Abras, o valor da cesta de 35 produtos de largo consumo (alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza) sofreu com o impacto da invasão da Ucrânia, clima adverso e altos custos de produção e transporte e acumulou alta de 10,41%. Com isso, o preço médio da cesta nacional chegou a R$ 773,44 em junho. As altas mais expressivas no semestre foram puxadas por batata (55,81%), cebola (48,13%), leite longa vida (41,77%), feijão (40,97%) e queijo muçarela (36,10%). (ABr)

Fonte: Diário do Comércio MG

Aumenta procura de homens por procedimentos estéticos, aponta levantamento

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A busca por serviços estéticos e o autocuidado masculino, especialmente entre homens mais jovens, abrem as portas para um segmento promissor do mercado. Segundo a Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC-Spas), 30% dos clientes das clínicas de estética do Brasil são do público masculino, e entre os serviços mais utilizados por esse público estão a depilação e a limpeza de pele.

Na Dr. Laser, maior rede de estética avançada do país, não seria diferente. Nos últimos cincos, a rede viu aumentar de 3% para 10% os clientes do sexo masculino, que procuram, em sua maioria, justamente a depilação a laser, sobretudo na região da barba. Isso se deve a alguns fatores essenciais, como aponta Ana Martins, coordenadora da rede Dr. Laser: ”Por conta da frequência com que os homens precisam fazer a barba utilizando giletes e barbeadores, levando à ocorrência de possíveis irritações, inflamações e até mesmo pequenas lesões, parte do público masculino quer acabar de vez com os pelos do rosto e se livrar destes desconfortos”, explica Ana Martins, coordenadora da rede Dr. Laser.

Além da depilação a laser, os peelings faciais também estão no ranking de procedimentos queridinhos deles, pois muitos homens adultos ainda sofrem com acne, oleosidade e manchas. O peeling realizado na região do rosto é eficaz no controle da oleosidade, no tratamento dos poros dilatados, evitando e amenizando as marcas causadas pela acne, além do clareamento das manchas faciais. Ademais, é capaz de estimular a renovação celular e a produção de colágeno e elastina, atenuando rugas e ajudando a combater o envelhecimento. A Dr. Laser oferece peelings mecânicos, químicos e a laser, através de protocolos inovadores e exclusivos para os mais diversos tratamentos.

O cuidado dos homens com a pele também é refletido no fato deles apostarem cada vez mais em skincare. Uma pesquisa divulgada este ano pela Ipsos apontou que preocupações com a pele são o grande motivo que levou os homens a se interessarem mais por cosméticos nos últimos anos, fazendo com que o Brasil responda hoje por 13% do mercado global de cosméticos para o sexo masculino.

De acordo com a consultoria Research & Markets, o segmento de cosméticos e produtos de beleza voltado para homens atingiu US?69 bilhões em 2020, e deve seguir em pleno crescimento, levando a previsão de que o setor movimente US?78,6 bilhões em 2024.

Quer conhecer mais sobre os procedimentos e os demais protocolos oferecidos pela Dr. Laser? Acesse o site e encontre a unidade mais próxima de você: Link

Sobre Dr. Laser

Com 17 anos de história, consolidada como a maior rede de estética avançada do país, a Dr. Laser já atendeu a mais de 300.000 mil clientes, realizando com sucesso mais de três milhões de tratamentos. Atuando no segmento de estética, depilação e dermocosméticos, a Dr. Laser está presente em todas as regiões do país, com 38 unidades em operação e encaminha a abertura de mais 35 unidades até o fim de 2022. A rede oferece tratamentos a laser seguros e não-invasivos, e a custo acessível e, desde a primeira importação de tecnologia de depilação para o país, a Dr. Laser democratizou o acesso ao serviço, sendo pioneira no mercado.

Fonte: 2A+ Cosmética 

Principais e-commerces cresceram 30% em apenas três meses, aponta pesquisa

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Levantamento realizado pela Magis5 aponta como foi o desempenho dos principais players de marketplace na América Latina e mostra como o comércio eletrônico caiu no gosto dos brasileiros. Só no primeiro semestre de 2022, crescimento foi de 30%.

Mesmo com crise mundial e alta inflação, e-commerce apresenta crescimento e segue como umas das principais opção de compra dos brasileiros.

O mercado de e-commerce na América Latina segue em crescimento. Foram 139 bilhões de dólares em 2021 com previsão de chegar a 4,9 trilhões em 2025. É o que aponta um minucioso levantamento conduzido pela Magis5, startup que desenvolve soluções para integração com os principais marketplaces e plataformas de e-commerce.

A empresa buscou os dados nos principais players envolvidos no e-commerce da América Latina, como VTEX, Magalu, Mercado Livre e Americanas, com o objetivo de entender a situação atual desse mercado gigantesco e, também, traçar estratégias para ações futuras, já que o foco da empresa é conectar e automatizar a operação dos vendedores dentro desses canais.

Situação do mercado e números dos grandes players

O primeiro ponto que chama a atenção foi que ficou claro o crescimento e amadurecimento do comércio eletrônico brasileiro como meio de compras da população, que foi impulsionado com o início e auge da pandemia da covid-19. Após o boom de 2020, apresentou um crescimento um pouco menor se comparado ao ano anterior, especialmente pelo aumento da inflação e crise dos combustíveis, com a guerra da Rússia e Ucrânia, que aumentou o preço dos fretes e teve reflexos nos preços dos produtos também.

‘Com a guerra da Ucrânia e a elevação das taxas de juros, os investimentos desaceleraram em todo o mundo, o que pode afetar os resultados dessas grandes empresas no curto e médio prazo com um crescimento mais tímido do e-commerce brasileiro’, diz Vinícius Ribeiro, Head de Marketing da Magis5.

Mesmo assim, os números foram interessantes. O primeiro trimestre de 2022 foi positivo para os principais players de e-commerce, como a VTEX, multinacional brasileira de tecnologia com foco em cloud commerce, e clientes como Sony, Walmart, Coca-Cola e AB InBev, que apresentaram um crescimento em receita e GMV (métrica que se aplica ao varejo on-line que ajuda as empresas a identificarem quanto de receita foi gerado pelos seus canais digitais em um período específico) de cerca de 30% em relação ao mesmo período de 2021

Cláudio Dias

Já a Magalu apresentou um crescimento de 13% trimestral, com intensa participação do e-commerce. Mesmo após a reabertura das lojas físicas em todo o território brasileiro, que historicamente sempre foi o ponto forte desde o início da empresa, as vendas on-line representam mais de 72% de todas as vendas da empresa, número que até 2020 representava somente 53% de todas as vendas.

Nos últimos 2 anos, a Magalu cresceu cerca de 149% no número de vendas on-line, sendo o principal motor de crescimento acelerado do e-commerce, com 36% das vendas e cerca de 180 mil sellers vendendo de forma legal e formal.

Já a Americanas SA, antiga B2W, apresentou um crescimento no seu GMV de quase 22% e uma receita líquida de R$ 6,8 bi. A principal mudança estratégica da empresa foi o seu fortalecimento logístico, acelerando o tempo de entrega de produtos e permitindo também a compra e retirada nas lojas físicas de maneira mais eficiente, o que levou a um crescimento de 8% na base de clientes ativos.

O Mercado Livre, principal player do e-commerce nacional e a empresa mais valiosa da América Latina, apresentou um crescimento de GMV de 32% em relação ao ano de 2012. Com a ampliação da malha logística e a estratégia de ampliar o portfólio de produtos, a empresa também investiu no fortalecimento da sua fintech Mercado Envios, conseguindo manter resultados consistentes mesmo com a economia mundial não convergindo a favor disso.

Chama a atenção que, apesar do cenário macroeconômico desfavorável, as pessoas passaram a comprar artigos que não eram usuais e que eram adquiridos somente em estabelecimentos físicos. Categorias como farmácia, supermercado, itens básicos de higiene e beleza entraram no rol de produtos cada vez mais presentes, e até mesmo roupas tiveram um crescimento no e-commerce. Só na VTEX, por exemplo, os itens de mercado e mercearia são responsáveis por 12% de todas as vendas na plataforma, sendo a terceira maior categoria, ficando atrás somente de moda e artigos de beleza.

Claudio Dias, CEO da Magis5, reforça a ideia: ‘Essas tendências e o atual cenário e mudanças no comportamento do consumidor já refletem no comércio eletrônico brasileiro. Apesar deste impacto, aqui dentro da Magis5, mês a mês, estamos com um crescimento constante e consistente’.

Fonte: Segs

5 ativos naturais para hidratar, nutrir e reconstruir os cabelos

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Ler o rótulo de embalagens é um passo importante para seguir antes de comprar qualquer cosmético. É ali que você pode analisar as informações mais importantes sobre o produto, sua formulação completa e saber se ele conta com uma composição de ingredientes relevante para o que a sua rotina de beleza precisa.

Para fazer esse processo, é preciso conhecer os ativos presentes na fórmula, que podem ser sintéticos ou naturais. São eles os responsáveis pela reposição de água e nutrientes aos fios, deixando os cabelos hidratados, nutridos e restaurados de acordo com necessidades específicas.

+ Ativos da Amazônia: ingredientes que turbinam cosméticos de alta performance

‘Existe uma variedade de ativos retirados da natureza e levados para o laboratório que viram ferramentas potentes para promover brilho, emoliência, maciez e sedosidade aos fios, destaca Alex Domingos, diretor de pesquisa e desenvolvimento e um dos fundadores da JustForYou, marca de produtos capilares personalizados.

O especialista em cabelos separou cinco ativos de origem natural que são poderosos para tratar os fios. Veja:

Extrato de acerola: para cabelos oleosos

Rica em vitamina C, a acerola é um poderoso antioxidante. O extrato de acerola é extraído diretamente de seu fruto e possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e hidratantes. É indicado, principalmente, para cabelos oleosos, já que promove a limpeza profunda dos fios, enquanto protege o couro cabeludo.

‘Esse ingrediente é bastante utilizado nos shampoos para auxiliar na diminuição da oleosidade e remineralização dos fios, enquanto nos condicionadores, é o responsável pela maciez e suavidade dos cabelos, pois hidrata sem pesar’, explica Alex.

Manteiga de manga: para fios secos e porosos

Com forte ação umectante, emoliente e nutritiva, a manteiga de manga impede a perda de água, deixando os fios ainda mais hidratados e macios. Além disso, o ativo compensa a perda lipídica da queratina, preenche as partes danificadas das fibras capilares e ajuda a regenerar o cabelo.

‘Seu uso é muito indicado para fios ressecados, pois trata o frizz, nutre e previne os efeitos que a porosidade pode causar a eles. Por isso, a manteiga de manga é muito utilizada em cabelos cacheados e crespos, ajudando a dar ainda mais brilho e definição’, diz.

Ginseng: para combater a queda

Além de prevenir e combater a queda capilar, o ginseng estimula o crescimento mais forte e saudável dos cabelos. Sua raiz possui propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a tonificar o couro cabeludo e devolver os nutrientes em falta para a raiz dos fios, o que os torna ainda mais fortes.

Já no comprimento e pontas, o ativo pode ajudar o cabelo a absorver melhor as vitaminas que os fios precisam, de acordo com suas necessidades. Seu composto antibactericida – a saponina – pode auxiliar no combate e prevenção da caspa também.

Proteína de trigo: para cabelos danificados

De acordo com o especialista em cabelos, o uso da proteína de trigo é uma inovação no mercado de produtos capilares que se destaca pela alta capacidade de tratar e recuperar os cabelos mais ressecados. ‘Rica em vitaminas A, E e B5, esse ativo é essencial para a nutrição e manutenção de um cabelo com mais brilho e vida graças a suas propriedades antioxidantes, estabilizantes, reguladoras de queratinização, condicionantes e nutritivas’, afirma Alex.

Karité: para encorpar e proteger os fios

O karité se destaca pela sua alta capacidade de hidratação, deixando os fios mais sedosos e saudáveis. Rico em vitamina A e E, esse ingrediente é capaz de restaurar lipídios e devolver emoliência aos cabelos. ‘Ele é um importante auxiliar de espessamento e redutor de irritabilidade, além de ser mais emoliente e suave do que a betaína obtida do coco’, finaliza Alex.

Fonte: Marie Claire Online

Selena Gomez cria maquiagem para pessoas com deficiência

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A Rare Beauty, marca de beleza idealizada e fundada pela artista Selena Gomez, chegou ao Brasil. Para além das novidades envolvendo produtos que já estavam viralizados nas redes sociais por sua boa qualidade, a linha de cosméticos também era muito aguardada por conta de suas embalagens, desenvolvidas para pessoas com mobilidade reduzida.

Em 2015, Selena Gomez revelou ao público, pela primeira vez, sofrer de uma doença autoimune, o lúpus que, em momentos de crise, enfraquece as articulações e restringe a mobilidade. Outros sintomas que podem acometer pessoas com lúpus são depressão e ansiedade e, por estes motivos, quando desenvolveu a marca, a artista pensou em como auxiliar este público específico, abrangendo, também, pessoas com deficiência (PcD).

Além de embalagens pensadas para não precisar usar tanta pressão ou a força dos dedos ao abri-las, a marca também faz parte do Rare Impact Fund, cuja meta é arrecadar US$ 100 milhões nos próximos dez anos para ajudar a preencher as lacunas nos serviços de saúde mental dos Estados Unidos, principalmente em comunidades pobres. Para atingir esse objetivo, 1% das vendas dos produtos da Rare Beauty são direcionados ao fundo.

Acessibilidade da marca

A jornalista, influenciadora e ativista PcD Ana Clara Moniz conta que grande parte da dificuldade que pessoas com deficiência têm em relação à maquiagem é causada pela anatomia das embalagens, e não pelo produto em si. ‘Apesar de pouco falado, as embalagens foram pensadas anatomicamente para que ela e outras pessoas com fraqueza muscular conseguissem usar. É o caso das embalagens da base, do corretivo e até dos batons, que são achatadinhos nas pontas e facilitam na hora de abrir’, explica ela em uma publicação em suas redes sociais.

Ela conta que, quando soube desse diferencial, ficou ansiosa para experimentar os produtos. ‘A marca da Selena não preza só pela beleza natural, mas também pela beleza natural acessível para todos. Pode parecer bobo, mas foi com ela [Selena] que aprendi a ser eu; a me entender, respeitar, lidar com uma doença e até mesmo a me expor mais na internet’, relata Ana Clara em uma outra postagem.

Com a viralização de vídeo falando sobre o tema, a Sephora Brasil a convidou a participar do evento de lançamento da Rare Beauty no dia 3 de agosto. ‘Gastei meu inglês com gente importante, fiz amizades e até cantei no karaokê com amigos que fiz na hora. Pude ser eu mesma e ver outras pessoas sendo elas mesmas’, relata a jornalista. Apesar disso, ela pontua que mais pessoas com deficiência poderiam estar presentes. “Mas é um começo e um grande avanço comparado a outras marcas que nem sequer pensam na gente.’

Marina Melo, também blogueira e ativista PcD, conta que a maioria das marcas de maquiagem reproduz o que ela chama de ‘capacitismo inconsciente’, quando pessoas com deficiência são desvalorizadas ou desqualificadas com base no preconceito em relação à capacidade corporal ou cognitiva – sem ao menos perceberem que o estão fazendo. ‘As marcas [em geral] não pensam; eles têm que aprender. Com a chegada da Rare Beauty ao Brasil, é hora de cobrar as outras marcas. [A partir desse lançamento], eles vão ter um olhar, vão conseguir ver esse mercado’, explica.

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Para ela, o processo de desvinculação das marcas do capacitismo será um processo difícil, mas os primeiros passos já são visíveis. ‘Estamos vendo algum resultado, vendo o posicionamento de marcas, a presença de pessoas com deficiência em eventos, em novelas, e até a Barbie’, conta Marina.

Faltam opções no mercado

Apesar da grande diversidade de produtos encontrados no mercado de cosméticos, são poucos aqueles que atendem à população PcD, que é bastante diversa. ‘Tento adquirir produtos que façam com que eu tenha independência na hora de me cuidar em todas as áreas possíveis, e com maquiagem não seria diferente, mas acho difícil falar de marcas que sejam acessíveis para pessoas com deficiência, até porque cada pessoa com deficiência tem um tipo de necessidade diferente’, explica Ana Clara.

Para a influenciadora, a Rare Beauty é uma das primeiras marcas que pensaram nesse público, desde o desenvolvimento até o lançamento dos produtos. ‘A acessibilidade foi pensada em todos os detalhes, até porque a própria Selena tem fraqueza muscular. As marcas [em geral] precisam olhar para as pessoas com deficiência e fazer com que elas participem dos processos de desenvolvimento dos produtos. No Brasil, temos 45 milhões de pessoas com deficiência, que também são consumidores, então para as marcas também seria vantajoso que tivessem essa preocupação’, comenta ela.

Fã da Selena Gomez desde os seus 9 anos de idade, Ana Clara contou ao DiversEM como foi participar do evento de lançamento da marca da artista no Brasil. ‘Fiquei muito feliz de verdade, principalmente por ser uma pessoa com deficiência e estar lá representando esse público, testando as embalagens e vendo o que funcionava para mim’, relata.

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Ela também conta que se surpreendeu com a diversidade de pessoas presentes, o que reforçou o posicionamento da marca. ‘Estiveram presentes muitas pessoas diversas, o que me deixou positivamente surpresa e com o coração quentinho. Foi muita gente diversa e importante se divertindo, conhecendo e testando os produtos e ficamos felizes em saber que a preocupação da marca não é que a gente exponha nossas ‘imperfeições’, mas sim que a gente possa realçar a nossa beleza natural e única de cada um’, completou.

Fonte: Correio Braziliense Online 

Fiocruz pede registro de novos testes contra varíola dos macacos

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A Fundação Oswaldo Cruz pediu à Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – o registro de dois novos teste para diagnóstico de monkeypox. O pedido foi feito por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos.

Com o novo kit será possível identificar o material genético do vírus através da coleta de material retirado das erupções na pele das pessoas com suspeita de infecção pelo vírus. Além disso, os testes vão diferenciar, em um mesmo exame, doenças que poderiam ser confundidas clinicamente com a monkeypox.

O diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, avalia que o desenvolvimento e a oferta dos kits reforça o compromisso da Instituição no combate a doenças, diante dos desafios que continuam a surgir para a saúde pública.

A Fiocruz informou que já foram produzidas 12 mil reações de cada um dos dois protocolos estabelecidos para uso em pesquisa. E que a tecnologia empregada permite seu uso imediato em plataformas que já fazem a identificação de outros alvos na rede de laboratórios centrais de saúde pública do país.

A Fundação garante que Bio-Manguinhos tem capacidade produzir os novos kits de diagnóstico molecular da monkeypox, sem que haja impacto na oferta de outros produtos.

Apesar da doença ser conhecida popularmente como varíola dos macacos, as autoridades reforçam que o atual surto, que ocorre em diversos países, não está relacionado aos animais. E que a transmissão acontece pelo contrato íntimo entre pessoas.

Fonte: Agência Brasil