Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Pague Menos conclui compra da Extrafarma por R$ 737,7 milhões

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

compra da Extrafarma

As Farmácias Pague Menos e a Ultrapar comunicaram ao mercado nessa segunda-feira, dia 1º, a conclusão do processo de compra da Extrafarma pela rede de bandeira cearense.

A união entre Pague Menos e Extrafarma forma a segunda maior rede de farmácias do Brasil e uma das dez maiores varejistas do país, com 1.584 lojas.

O fechamento da operação inicia um novo ciclo na história da Pague Menos, que acelera em três anos seu plano de expansão e consolida sua liderança nas regiões Norte e Nordeste – com aproximadamente 21% de participação de mercado nas duas regiões combinadas, segundo dados da IQVIA.

A consolidação dos negócios deverá acontecer a partir do balanço do terceiro trimestre de 2022. Com a transação, a Pague Menos eleva sua receita bruta de R$ 8 bilhões para R$ 10 bilhões.

Compra da Extrafarma com parcelamento

Conforme acordado no contrato de compra e venda da Extrafarma, o valor total de R$ 700 milhões foi ajustado pelas variações de capital de giro e posição da dívida líquida, resultando no montante total de R$ 737,75 milhões. A primeira parcela, correspondente a 50% do montante total, foi paga pela Pague Menos na presente data e as duas parcelas restantes ficarão para agosto de 2023 e agosto de 2024.

O acordo de compra da Extrafarma pela Pague Menos foi fechado em maio de 2021 e aprovado pelo CADE em junho de 2022, mediante acordo que envolveu o desinvestimento de 8 lojas da Extrafarma, correspondente a menos de 3% do negócio.

Pague Menos cresce 41% nos canais digitais

A Pague Menos encerrou o segundo trimestre de 2022 com 28 aberturas de novos pontos de venda, alcançando 1.193 lojas. O crescimento de vendas no trimestre atingiu 8,6%, mesmo com a forte base de comparação devido ao volume de testes de covid-19 aplicados no mesmo período do ano anterior. Expurgando os testes rápidos, o crescimento de vendas foi de 11,3% no período, sendo 7,3% no conceito “mesmas lojas”. As marcas próprias registraram recorde de R$ 144,5 milhões em vendas.

Os canais digitais alcançaram R$ 213 milhões, crescimento de 41,3% em relação ao 2T21, totalizando 9,6% das vendas totais. Outro destaque no segundo semestre de 2022, foi o lançamento da plataforma do social commerce Minha Pague Menos, plataforma que permite a qualquer pessoa criar lojas personalizadas dentro do ambiente de e-commerce da Pague Menos, promovendo vendas e recebendo comissões. Atualmente, a plataforma possui mais de 7 mil sellers, entre digital influencers, colaboradores e clientes, chegando a concentrar aproximadamente 5% do total das vendas do e-commerce, apenas 3 meses após o lançamento.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress