Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Palotina amplia vacina cobertura da vacina contra o HPV

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O Paraná ampliou na sexta-feira, dia 18, a campanha de vacinação contra o HPV para população de 15 a 26 anos de ambos os sexos temporariamente. A estratégia deve ser adotada em todas as unidades de Saúde de todos os municípios do Estado, priorizando vacinas que estão próximas ao vencimento. A ampliação da campanha atende orientação do Ministério da Saúde.

Em Palotina a vacinação acontece nos postos de saúde com exceção da unidade do CAIC, localizado próximo ao Ginásio de Esportes Ardomar Somensi. Os usuários devem se dirigir as unidades do Centro ou Parque das Glicíneas. A vacinação para o público-alvo anterior será mantida. Até então, a campanha abrangia meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação é seguir o esquema vacinal de três doses, com primeiro intervalo de dois meses e o segundo de seis meses. A estratégia se mantém até o fim dos estoques, mas quem tomar a primeira dose neste período terá as duas doses subsequentes garantidas.

O Paraná está com 88 mil vacinas em estoque, já distribuídas pelas 22 Regionais de Saúde do Estado. O estoque de cada município deve ser verificado diretamente com as prefeituras. Entretanto, as cidades que não conseguirem atender as demandas podem solicitar ao Estado o envio de novos lotes e, se necessário, as vacinas serão remanejadas.

No sexo feminino, a vacina protege contra o câncer de colo de útero, que atualmente é o 3º mais frequente e a 4ª causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Para os homens, o objetivo é proteger contra os cânceres de garganta, pênis e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais.

Fonte: Portal Palotina

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress