Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Pandemia acelera digitalização da cadeia farmacêutica

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Depositphotos 274168810 s 2019

A pandemia não só ressaltou a importância e a necessidade dos cuidados com a saúde, mas também apontou a relevância das soluções digitais para dar fluidez às necessidades impostas pelo novo coronavírus. É aí que a participação das health techs foi fundamental para acelerar o processo de transformação digital da indústria farmacêutica e dinamizar os programas de suporte aos pacientes.

“Antes da Covid-19, as ofertas de soluções digitais que as startups ofereciam às empresas do setor eram sempre postergadas para um futuro distante. Porém, esse timing mudou completamente obrigando os gestores a adotar medidas às ‘pressas a fim de se adequarem às necessidades impostas pela pandemia”, afirma Ihvi Maria Aidukaitis, presidente da Associação Brasileira de Startups de Saúde, que reúne 114 associados.

Capturar

Telemedicina e prescrição eletrônica

Segundo a executiva, a telemedicina e a receita digital são os exemplos mais emblemáticos, com crescimento consistente em 2020. “Mas também foram desenvolvidas soluções para gestão de fila e pré-triagem desses pacientes, que até então eram mercados que não existiam. Mas, se a pandemia pegou as empresas de surpresa, as startups, por outro lado, têm a capacidade de se adaptar muito rapidamente. E esse é o principal benefício que a indústria farmacêutica obtém ao se associar a uma delas, seja na aquisição e investimentos, parcerias ou como fornecedores”, ressalta Ihvi.

A executiva lembra que, quando foi divulgada a nota técnica sobre a prescrição eletrônica, em 30 dias as startups já tinham soluções prontas para atender às regulamentações estabelecidas pela Anvisa. Outras empresas que atuavam com telerradiologia, que é a emissão remota de laudos, também se adaptaram com agilidade e migraram para a teleconsulta.

É um mercado que só tende a crescer. “Em 2020 foram geradas cerca de 30 milhões de receitas digitais. Se observarmos a quantidade de receitas de papel, que fica na casa dos bilhões, é que entendemos o quanto tem ainda de mercado para explorar”, acrescenta.

Entraves regulatórios atrasam a inovação

Para Ihvi, o que mais atrasa a inovação na área da saúde são as questões regulatórias. “Há uma série de limitações para que se possa divulgar como pode ser a venda remota de um medicamento, quem pode vender e que tipo de medicamento pode ser comercializado. E isso trava o completo desenvolvimento desse mercado. Falta um preparo melhor para entender as dinâmicas das relações de consumo digitais”, explica.

Mercado em expansão

Maior conexão para entender a jornada dos pacientes, estabelecendo uma conexão a fim de melhorar a adesão ao tratamento, assinatura de medicamentos, o crescimento das farmácias como hub de saúde e oferta de serviços clínicos digitais, pós-atendimento de medicamentos são áreas que ainda tem muito espaço para serem exploradas. É um segmento com muita oportunidade, que envolve diversas atividades multidisciplinares.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/05/10/plano-gratuito-da-clinicarx-viabiliza-servicos-clinicos-em-pequenas-farmacias/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress