Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Pandemia tem aumento nas vendas de medicamentos manipulados em MS

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O consumo de medicamentos manipulados em Mato Grosso do Sul registrou um crescimento de 50%, se comparado com o mesmo período do ano passado. As informações foram divulgadas hoje (8) pela Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), organização que representa as farmácias de manipulação no País.

No Estado segundo levantamento, as farmácias de manipulação registraram, em junho de 2020 aumento de 50% nas vendas em relação a igual período de 2019. Em julho, o índice foi de 20% a 50%, entrando em estabilidade até voltar a crescer em novembro e dezembro, com alta de 20%. Os períodos coincidem com os picos da pandemia da covid-19.

Para o farmacêutico e diretor executivo da Anfarmag, Marco Fiaschetti, o País enfrenta seu momento mais delicado, com falta de leitos, aparelhos e insumos para tratar os casos de maior gravidade da doença.

Segundo Fiaschetti, os farmacêuticos do segmento magistral (de farmácias de manipulação) estão sendo demandados por instituições de saúde para o fornecimento de formulações. ‘As farmácias de manipulação atendem pacientes acamados e entubados. Há um atendimento direto à nossa população e, obviamente, disponibilizamos aos profissionais médicos uma ampla possibilidade de medicamentos e formulações, além das demais instituições do país para que, conjunta mente, possamos enfrentar os difíceis dias que estamos enfrentando’, ressalta.

De forma geral, os parâmetros refletem aumento de vendas de medicamentos e produtos complementares, incluindo álcool gel e vitaminas para aumento da imunidade. Entre maio e julho de 2020, os números indicaram uma elevação da venda de produtos manipulados, com índices que variam entre 20% e mais de 50% do volume de comercialização.

Os dados gerais de dezembro, em comparação com os meses anteriores, demonstraram aumento superior a 50% do volume de produtos comercializados em 2,8% das farmácias de manipulação; crescimento de 20% a 50% foram registrados em 11,2% dos estabelecimentos; e houve crescimento de até 20% para 45,8% das empresas. Os números de elevação da demanda representam, no total, a resposta de cerca de 60% dos entrevistados, que afirmaram que o período foi de alta nas vendas das fórmulas.

Embora as medicações manipuladas tenham a mesma efetividade que qualquer outro remédio, possibilitando ao indivíduo os mesmos resultados dos produtos vendidos em larga escala, os medicamentos manipulados podem ser a saída certa para pacientes alérgicos a determinadas substâncias. Isso porque as farmácias de manipulação têm condições de preparar formulações sob demanda totalmente personalizadas e isentas de alergênicos, garantindo o bem-estar do paciente.

‘Os manipulados são recomendados a todas as pessoas, principalmente aquelas que são alérgicas e que possuem algum tipo de intolerâncias a aromatizantes, conservantes, corantes, glúten ou lactose. Sempre que necessário, a farmácia pode preparar formulações livres de substâncias que gerem intolerância em algumas pessoas’, indica Fiaschetti.

Fonte: A Crítica de Campo Grande

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/vendas-de-medicamentos-manipulados-crescem-8-no-primeiro-trimestre/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress