Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Para que serve e como consumir a glutamina

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

glutamina

A glutamina é um aminoácido livre não essencial que traz muitos benefícios para o nosso corpo. Ela vem sendo utilizada principalmente para cuidar da saúde do intestino, auxiliando no tratamento de problemas como prisão de ventre e diarreia, e promover o equilíbrio da flora intestinal. Além disso, fortalece o sistema imunológico, combate a fadiga e auxilia na recuperação muscular.

O recomendável é que a suplementação de glutamina seja feita nas pessoas que têm alguma doença inflamatória intestinal. Ao portal Terra, a nutróloga Marianna Magri esclareceu que a glutamina é considerada uma “parede virtual” responsável por até 70% da proteção imunológica do nosso organismo.

“A glutamina alimenta as células dos intestinos delgado e grosso, os enterócitos. Quando saudáveis, estas células reduzem a permeabilidade intestinal e dificultam a passagem de organismos causadores de doenças, como vírus e bactérias”, disse.

Este aminoácido consegue ainda aumentar o sistema imune após o indivíduo contrair gripe ou resfriado e até mesmo fazer alguma cirurgia. Isso porque, de acordo com o nutricionista e educador físico, Marcelo Carvalho, a glutamina protege o corpo de infecções e doenças que podem fazer com que a pessoa passe um tempo sem praticar atividade física.

Alimentos que têm glutamina

Este aminoácido pode ser encontrado em vários alimentos como

  • Carne bovina
  • Peixes (salmão, tilápia, haddock, arenque, anchova ou linguado)
  • Ovos
  • Laticínios (leites, queijos e iogurtes)
  • Leguminosas (soja, grão de bico, lentilha e feijão)

Como consumir a glutamina

É muito importante consultar um médico ou nutricionista para saber se realmente precisa fazer a suplementação de glutamina, seja ela em cápsula ou em pó. Normalmente, os suplementos de glutamina são achados na forma de aminoácido livre, mais conhecido como L-glutamina.

Para consumir o suplemento, o ideal é ministrar com água, vitamina ou suco de frutas. Pode ser ingerido antes e depois do treino e até mesmo antes de dormir.

Com auxílio de um especialista, você também consegue saber a dose ideal, que costuma ser orientada de maneira individual, além do tempo necessário para consumi-la para atingir o seu objetivo. É possível encontrar a glutamina em lojas de suplementos alimentares.

Por outro lado, não é recomendado que diabéticos consumam o suplemento, pois não se sabe como o organismo pode reagir durante a metabolização desse aminoácido. Além disso, a ingestão não é recomendada para quem tem alguma doença renal ou hepática.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress