Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Para que serve o exame de Gama GT e o que ele pode indicar

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Gama GT

O exame de Gama GT, também conhecido como GGT ou gama glutamil trasnferase, é bastante utilizado para determinar os níveis dessa enzima no organismo. Problemas no fígado ou obstruções biliares podem causar uma alta dela.

No geral, ela é produzida em órgãos como o coração, o fígado e o pâncreas. Por isso, quando eles apresentam algum problema, rapidamente os níveis demonstram que a situação não vai bem.

Assim como o GGT, outros exames que podem ser solicitados são os de TGO, TGP, bilirrubinas e fosfatase alcalina.

Não se assuste caso note essa sigla no seu próximo check up de rotina. É bem comum que os médicos peçam exames de Gama GT periodicamente para ver como anda sua saúde.

O valor referência, que varia de acordo com o laboratório que realiza a análise, costuma ser entre 7 e 50 UI/L. Agora que você já sabe o básico sobre essa enzima, vamos nos aprofundar no assunto e dizer o que ela nos conta sobre a sua saúde.

O que pode causar alterações de Gama GT?

Profissionais da saúde especializados em hepatologia são os mais indicados para analisar os exames de GGT. Clínicos gerais também podem fazer essa análise. Mas de maneira geral, esses são os quadros que podem causar alterações.

GGT alto

Problemas no fígado podem ser o motivo do aumento anormal nos níveis de gama glutamil trasnferase. Dentre eles, estão:

  • Cirrose
  • Consumo excessivo de álcool e/ou drogas
  • Diminuição do fluxo sanguíneo no órgão
  • Hepatite viral crônica
  • Tumor

Apesar do exame de GGT poder indicar problemas no órgão, ele não consegue identificar qual problema seria esse, sendo necessário a utilização de outras análises laboratoriais ou exames de imagem.

Diabetes, insuficiência cardíaca e pancreatite, que não são doenças relacionadas ao fígado, também podem causar alterações nos níveis de Gama GT.

GGT baixo

No geral estar com o nível de gama glutamil transferase baixo não costuma ser preocupante e indica que tudo vai bem no seu organismo. Só que, se a fosfatase alcalina estiver alta, algo pode estar errado.

Nesses casos, o paciente pode estar lidando com algum problema ósseo, como a doença de Paget ou deficiência de vitamina D. Para determinar se esse é realmente o caso, novos exames terão que ser realizados.

Tem preparo?

Como os níveis de Gama GT costumam diminuir após as refeições, o exame deve ser realizado em jejum de pelo menos oito horas. Outra coisa que pode alterar o resultado é o consumo de bebidas alcóolicas, por isso, evite-as nas 24 horas que antecederem a coleta.

Aliás, na hora que for tirar sangue, comunique o profissional a última vez que você bebeu álcool pois, mesmo que seja há mais de um dia, a análise ainda pode ser prejudicada.

Caso faça uso contínuo de alguma medicação, questione um farmacêutico se ela pode ou não interferir no resultado e se deve ser suspensa.

Quando devo fazer o exame?

Os sintomas que podem levar a realização do exame de Gama GT são os seguintes:

  • Cansaço
  • Coceiras
  • Dor no abdômen
  • Escurecimento da urina
  • Fezes mais claras
  • Grande diminuição do apetite
  • Náuseas e vômitos
  • Tom amarelado nos olhos e na pele

O exame também é uma opção para garantir que uma pessoa que está em tratamento do alcoolismo não tem bebido.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress