Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Para que serve o exame de transferrina?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

transferrina

A transferrina é uma proteína produzida no fígado. Ela tem a função de transportar o ferro para as células do corpo, sendo fundamental para alguns processos biológicos, como a produção de hemoglobina, que é responsável por transportar oxigênio nos glóbulos vermelhos.

Para que serve o exame de transferrina?

O exame de transferrina serve para medir a quantidade de transferrina presente no sangue. O resultado do exame pode ajudar os médicos a diagnosticar e monitorar algumas condições de saúde.

Um alto nível de transferrina pode indicar que há alguma doença crônica ou problemas no fígado. Por outro lado, níveis baixos de transferrina podem ser um sinal de anemia.

Além disso, o exame de transferrina de sangue é usado para monitorar o tratamento de algumas doenças, como a anemia ferropriva, que é uma condição na qual ocorre uma deficiência de ferro no sangue.

Como é realizado?

O exame de transferrina é realizado por meio de uma amostra de sangue. Esta amostra é coletada em um laboratório, para que possa ser analisada.

Para realizar o exame, o paciente é submetido a uma punção venosa para que seja extraída uma pequena quantidade de sangue. Esta amostra é, então, enviada ao laboratório para análise.

O exame de transferrina também pode ser indicado para confirmar uma infecção por HIV. O exame de transferrina também pode ser recomendado para detectar um maior risco de ter um ataque cardíaco ou derrame.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress