Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Parceria GSK e 23andMe promete otimizar tempo para descobertas médicas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

Após realizar em 2018 um investimento de US$ 300 milhões na startup 23andMe, que apresenta aos clientes um relatório de histórico genético, a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) passou o ano seguinte se organizando internamente para fazer um uso efetivo das informações da outra empresa. Nesta semana, a companhia anunciou os primeiros esforços nesse sentido.

A companhia explicou ao Financial Times que o primeiro projeto realizado em parceria com a 23andMe será na busca por pacientes com maior compatibilidade para o uso de medicamentos que estão sendo testados dentro da empresa.

Segundo a GSK, o primeiro medicamento já foi escolhido e os testes clínicos começarão até o final de 2020. Em conjunto com a startup, a firma também convidou especialistas em genética da Universidade da Califórnia para a criação de um Laboratório de Pesquisa Genética, local que pretende utilizar tecnologia de forma a sofisticar o trabalho de análise realizado atualmente dentro da gigante britânica.

Fundada em abril de 2006 por Anne Wojcicki e Linda Avey, a 23andMe possui uma base de dados com o código genético de aproximadamente 10 milhões de pessoas. Desse total, cerca de 80% demonstraram interesse em participar de testes médicos e permitiram que seus dados fossem analisados para esse fim.

Além do acordo com a GSK, a startup fechou parcerias com outras farmacêuticas, como a espanhola Almirall, que está desenvolvendo um medicamento capaz de reduzir os efeitos de doenças inflamatórias na pele.

Fonte: Computer World

Veja também: EMS prepara proposta para adquirir divisão da Takeda

Siga nosso Instagram

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress