A aprovação da RDC 327, em 2019, abriu um nicho potencial para os programas de PBM de cannabis medicinal. Passados cinco anos da criação da norma, o Panorama Farmacêutico contatou players do segmento para detalhar quais programas de benefícios de medicamentos já existem no mercado exclusivamente para o canabidiol.
Uma das indústrias que está apostando em projetos dessa natureza é a Endogen, que lançará na próxima segunda-feira, dia 9, o portal Cann Doc, voltado para prescritores. “Também é uma plataforma integrada à epharma, na qual o paciente pode fazer o cadastro para se qualificar a receber os descontos, que variam de 10% a 30%. Além disso, possibilita a geolocalização da farmácia mais próxima”, explica Lukas Fischer, CEO da Endogen.
Segundo o executivo, a maioria das redes da Abrafarma já está cadastrada no PBM, que conta com produtos da Zion Medpharma e da Aura Pharma. “Trata-se de uma forma de ampliar o acesso ao tratamento, com o suporte e vantagens oferecidos por um programa de benefícios”, acrescenta.
Quais autorizadoras atuam com PBM de cannabis
Pioneira no gerenciamento de dispensação de canabidiol para operadoras de saúde e o mercado corporativo, a epharma já faz, há mais de oito anos, a gestão desse medicamento via importação. Com base nessa experiência, o caminho para a criação de PBMs nas farmácias brasileiras foi natural. Hoje a autorizadora conta com programas de benefícios para a Endogen e GreenCare Pharma e tem mais cinco projetos em desenvolvimento com indústrias do segmento.
“Além de olhar para a jornada do paciente, com orientação sobre a doença, posologia e dicas de saúde, também pensamos no médico, com uma área mais técnico-científica e informações relevantes para que ele possa se atualizar e discutir casos. Assim criamos um ecossistema sob medida para o segmento de canabidiol, por meio do qual conseguimos cuidar de todos os principais decisores dessa cadeia”, afirma Wilson Oliveira Jr., vice-presidente de negócios e operações da epharma.
A InterPlayers gerencia há 19 meses o Programa de Suporte ao Paciente (PSP) Mais Alívio, da Ease Labs, que tem como objetivo garantir a adesão ao tratamento, fazendo com que o paciente tenha um acesso mais facilitado aos produtos da companhia. “Disponibilizamos uma série de vantagens para a indústria. Isso incluiu a criação de um canal de comunicação, para o qual ela pode mandar materiais informativos, fazer uma ação específica com o farmacêutico para entrar em contato com aquele paciente e averiguar se ele teve algum problema na adesão”, ressalta Oscar Basto Jr., diretor de B2B2C da InterPlayers.
Na visão do executivo, uma das barreiras para alavancar o PBM é o número restrito de farmácias que comercializam canabidiol. “A capilaridade ainda é um desafio, uma vez que são poucas lojas que vão contar com esse mix de produtos que tem custo alto, baixo giro e uso muito específico”, acrescenta.
Benefícios corporativos
Outra frente de ação da indústria de cannabis é desenvolver programas específicos para o mercado corporativo. A Funcional Health Tech tem um programa de benefício-farmácia com uma empresa de canabidiol e está em negociação com outra fabricante.
“Temos uma base de 160 empresas que disponibilizam nosso cartão de benefícios aos colaboradores, que podem adquirir medicamentos com descontos em mais de 50 mil drogarias. Estamos desenvolvendo uma campanha para que as empresas possam liberar esse incentivo, o que não só ajuda na adesão ao tratamento como na redução do absenteísmo”, afirma Andrea Uchoa, diretora de produtos e negócios Pharma da Funcional Health Tech.