Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Os perigos da deficiência de ferro para a saúde

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Deficiência de ferro

A deficiência de ferro é um problema de saúde comum que afeta homens, mulheres e crianças em todo o mundo. O ferro é um dos minerais mais importantes no nosso corpo e que desempenha um papel fundamental no bem-estar do organismo.

Todos nós precisamos de ferro para ter uma boa saúde, mas quando nossos níveis de ferro se tornam muito baixos, isso pode nos deixar vulneráveis, comprometendo o sono, o humor e até mesmo o sistema imunológico. É importante reconhecer os sinais e sintomas da deficiência de ferro e tomar medidas precisas para tratá-la se for necessário.

O que causa a deficiência de ferro?

A deficiência de ferro é uma doença comum que ocorre quando os níveis de ferro no sangue são muito baixos. O ferro é um mineral essencial que nosso corpo precisa para funcionar corretamente, especialmente para produzir glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio para os órgãos e tecidos essenciais.

Quando os níveis de ferro estão muito baixos, o nosso corpo não funciona direito e começa a apresentar sintomas. A deficiência de ferro faz com que a pessoa se sinta cansada e fraca, além de comprometer o desempenho do sistema imunológico.

A maioria das pessoas que desenvolvem deficiência de ferro não está ingerindo quantidades adequadas de ferro por meio de sua dieta. Algumas outras condições podem contribuir para a deficiência de ferro, como o excesso de sangramento, condições gastrointestinais, insuficiência renal, desnutrição, gravidez e certos medicamentos.

Sintomas

Os sintomas da deficiência de ferro geralmente são sutis, mas às vezes podem se tornar mais pronunciados. Eles geralmente incluem fadiga, falta de ar, tontura, fraqueza, irritabilidade e palidez. Também pode haver sintomas mais graves, como batimentos cardíacos irregulares, problemas de visão, dificuldade em pensar e processar informações, falta de memória, fraqueza muscular e dificuldade de concentração.

Tratamento

Se você suspeita que tem deficiência de ferro, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico correto. Se você for diagnosticado com o problema, p profissional provavelmente lhe prescreverá suplementos ou outros medicamentos.

Além de tomar os medicamentos adequados, é importante mudar sua dieta para incluir fontes de alimentos ricos em ferro. Carne vermelha, feijão, couve, lentilhas, amêndoas, frutas cítricas e vegetais de folhas verdes são alguns dos alimentos ricos em ferro que você pode incluir na sua alimentação.

Dicas de prevenção

A melhor maneira de evitar a deficiência de ferro é fazer uma dieta equilibrada e rica em ferro. É importante comer alimentos ricos em ferro com outros alimentos ricos em vitamina C, pois ela ajuda a melhorar a absorção de ferro.

Outras maneiras de prevenir o problema incluem evitar fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, evitar a perda de sangue e ter cuidado com o uso de medicamentos que interferem na absorção de ferro.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress