Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

P&G amplia foco em farmácias regionais

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

P&G quer ampliar linha de higiene oral em farmácias regionaisA Procter & Gamble (P&G) aposta nas farmácias regionais para impulsionar sua linha de higiene bucal, a Oral-B. O foco está na ampliação de uma das categorias que mais cresceram na pandemia – as escovas de dentes elétricas.

“Trata-se de um mercado novo no Brasil e que nasceu dentro da farmácia, formado por consumidores que gostam de novidades, buscam produtos de qualidade superior e maior performance, geralmente por recomendação do dentista”, afirma Luis Siqueira, diretor sênior de Oral Care da companhia.

Segundo o executivo, é um segmento que ainda tem muito a ser explorado no país e que detém apenas 2% do mercado total, mas que na farmácia, dependendo da rede, chega a 10%. “É uma categoria que movimentou R$ 12 milhões nas farmácias em 2020 e, no primeiro semestre deste ano, a mesma quantia, de acordo com a IQVIA”, ressalta. Em países como Estados Unidos e Alemanha as escovas elétricas representam mais de 60% do mercado. Já na Turquia, que tem um patamar socioeconômico semelhante ao do Brasil, a fatia é de 20%.

Ações no PDV

Na busca por entender a melhor estratégia de divulgação no PDV para uma linha relativamente nova, a P&G identificou que a exposição da escova na gôndola, para que o shopper possa manuseá-la juntamente com materiais educativos, faz com que a categoria dobre de tamanho nas lojas. “É um consumidor que prioriza o cuidado com a saúde e que tem ciência de que leva um produto que mais se aproxima de uma limpeza profissional”, argumenta.

De acordo com dados da Nielsen, a Oral-B tem participação de 30% nas grandes redes, sendo quatro itens por loja quando se trata de escovas elétricas e de oito a dez escovas manuais. Já no canal farma como um todo, a participação é de 27%. “Já temos uma presença consolidada nas redes, mas as farmácias independentes já começam a se interessar pelo produto. Neste nicho, realizamos um trabalho multicanal usando tanto distribuidores próprios para chegar em todos os estados, além de grandes atacadistas como Profarma e Santa Cruz”, explica Siqueira. A porta de entrada das escovas elétricas da Oral-B nas farmácias independentes é a plataforma de medicamentos da P&G.

Lançamentos

Dois mais de 35 novos produtos colocados no mercado desde o início do ano, 70% deles têm prioridade no canal farma. Caso da Oral-B Clic, lançada no fim de agosto. Trata-se de uma escova manual com uma cabeça removível, dotada da tecnologia X-Filament. As cerdas têm as pontas com formato em “X”, que removem 30% mais placa em comparação às escovas com cerdas comuns. O refil foi desenvolvido no Brasil para o consumidor local por dentistas do Centro de Pesquisa da P&G em Louveira (SP).

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmacia-reduzir-dependencia-de-testes/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress