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P&G lança projeto para estimular inserção de profissionais negros

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profissionais negrosA P&G acaba de lançar o projeto Cria da Quebrada, uma criativa iniciativa para estimular a inserção de profissionais negros no mercado publicitário.

O programa conta com as parcerias da Universidade Zumbi dos Palmares, da escola M.AD School of Ideas e da agência Grey Brasil. O Cria da Quebrada integra a plataforma Racial 360º, implementada pela fabricante em novembro de 2020. As informações são do Valor Econômico.

“Precisamos melhorar e criar um impacto na jornada étnico-racial”, destaca André Felicíssimo, presidente da P&G no Brasil. O projeto está alinhado a uma iniciativa da matriz da companhia nos Estados Unidos, em vigor desde 2021. O primeiro ano permitiu que mais de 300 profissionais negros do setor audiovisual participassem de 12 produções.

Formação e inserção profissional de profissionais negros

A P&G oferecerá ajuda de custo mensal para transporte e alimentação dos alunos. O curso propõe a formação de redatores e diretores de arte e tem duração de sete meses. Inicialmente, deverão ser beneficiados 25 estudantes.

Os participantes poderão apresentar suas criações durante o curso no evento de formatura, que será prestigiado por todas as agências que atendem a P&G. A Grey Brasil tem prioridade na contratação e promoverá intercâmbio de até cinco alunos para um estágio em uma das suas agências.

Profissionais negros sem representatividade em campanhas

Projetos como o Cria da Quebrada podem ajudar a reduzir o déficit de profissionais negros nas campanhas de publicidade, tanto na frente das câmeras como nos bastidores.

O percentual de pessoas que se declaram negras chega a 56% da população brasileira. Mas uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) indicou que apenas 23% dos comerciais tiveram negros como protagonistas. O índice cai para 20% em anúncios ligados ao setor de higiene e beleza.

Para completar, apenas 15% de profissionais negros ocupam cargos de diretoria no mercado de publicidade e propaganda, segundo o Observatório de Sustentabilidade Racial de 2021.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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