
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) lançou um aplicativo capaz de facilitar a solicitação de medicamentos de alto custo. A novidade, fruto de uma parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), possibilita que usuários localizem a unidade da Farmácia do Povo mais próxima e realizem seus pedidos remotamente, reduzindo filas nos postos de atendimento. As informações são do portal Cidade Verde.
“Com o app, o usuário consulta o estoque de medicamentos; o protocolo medicamentoso relacionado à sua patologia e o status do processo”, explica Manoel Pinheiro, diretor-geral da Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica (Duaf).
App facilita acesso a medicamentos de alto custo
O aplicativo ainda conta com o programa Medicamento em Casa, que permite a entrega domiciliar para diversos pacientes. Atualmente o serviço está disponível apenas para moradores de Teresina, mediante preenchimento de um termo de adesão.
“Com a digitalização, os mais de 20 mil pacientes cadastrados podem enviar seus documentos pelo app e, após a autorização, retirar a medicação na Farmácia do Povo. Isso reduzirá consideravelmente as filas e oferecerá mais comodidade à população”, afirma Dirceu Campêlo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.