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Plataforma online conecta médicos e pacientes e barateia serviços de saúde

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Vitor Moura, criador do Vida Class (Foto: Divulgação)“O sistema de saúde público brasileiro é um dos melhores do mundo. Mas ele sofre com algo sério: a demanda é muito maior que a oferta.” De acordo com Vitor Moura, empresário português de 61 anos radicado no Brasil, foi este o motivo para a criação de sua plataforma de saúde, a Vida Class.

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O site, criado em 2015, funciona como um marketplace para médicos e profissionais da saúde. Quem está procurando se consultar ou fazer algum exame só precisa fazer um cadastro na plataforma para escolher entre os 11 mil prestadores de serviços registrados. Tudo a um preço menor do que o cobrado na maiorias dos consultórios privados.

“A ideia é justamente diminuir as filas dos hospitais públicos e acelerar os diagnósticos.” Moura afirma ser possível encontrar, por exemplo, consultas de R$ 45 a R$ 520, exames de sangue a R$ 3,90 e ressonâncias magnéticas por R$ 250.

De acordo com o empresário, o negócio não é apenas vantajoso para os pacientes, mas também para os médicos. “Muitos dos profissionais atendem por meio de redes de plano de saúde privadas que não pagam bem os serviços deles. Alguns médicos ganham R$ 30 por consulta, por exemplo.”

Quando o médico determina seu preço dentro da plataforma, a Vida Class fica com 7% do valor cobrado. “Se o profissional pedir R$ 100, o paciente pagará R$ 107. Ficamos com R$ 7 e os R$ 100 vão direto para ele, nem passa por nós.”

Moura estudou administração na Universidade de Wiscousin, nos Estados Unidos, e foi diretor financeiro do Hospital Albert Einstein durante quase cinco anos, entre 2007 e 2012. Segundo ele, a ideia nasceu de suas observações nesse período.

O português usou de inspiração um projeto feito pela empresa em 2009, quando o Einstein assumiu a administração de um hospital público na região do Jardim  Angela, na periferia de São Paulo. “Percebi que era possível levar saúde de qualidade para todas as camadas da população, independente do poder aquisitivo de cada um.”

Após conceber o plano de negócio em 2014, Moura abriu o site em 2015. Porém, mais um ano e meio se passaria até conseguir fazer o modelo realmente engatar. “As pessoas não entendiam como funcionava, era algo muito inovador, elas não acreditavam ser possível”, afirma ele. “Até hoje é difícil convencer algumas.”

Hoje, o site já ajudou a realizar 10 mil atendimentos e conta com 40 mil cadastrados. De acordo com Moura, o faturamento é de R$ 30 mil por mês, mas a ideia é expandir ainda mais as operações da plataforma. “Queremos nos consolidar com o público brasileiro e mostrar que somos uma alternativa real para os problemas enfrentados pela sociedade.”

Este ano, a Vida Class foi selecionada junto com mais oito empresas entre 960 candidatas para ser apoiada pela ONG Artemisia. A instituição apoia negócios com impacto social por todo o país e vai oferecer assistência para medir a pegada deixada pela startup de saúde. “Ainda não sabemos exatamente quantas pessoas ajudamos a sair da fila de espera do SUS, por exemplo. Pretendemos começar a adquirir esses dados.”

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios

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