As vendas online em saúde e beleza não são exclusividade dos grandes players do setor. Cada vez mais as pequenas e médias empresas ganham terreno e faturaram, nos três primeiros meses do ano, R$ 83 milhões com esse canal. As informações são do E-Commerce Brasil.
Os dados são da plataforma Nuvemshop, que aponta que as vendas pela internet dos PMEs como um todo aproximou-se do primeiro bilhão no período, somando R$ 945 milhões.
O total representa um crescimento de 23% em comparação com o mesmo período de 2023, quando o montante ficou em R$ 703 milhões.
Datas comemorativas impulsionaram vendas online em saúde
Segundo a plataforma, um dos principais motores para esse avanço foram algumas datas comemorativas que aconteceram no primeiro trimestre, como o Carnaval, a Semana do Consumidor e a Páscoa.
Nas ocasiões, os empreendedores identificaram gatilhos e oportunidades para aumentar o faturamento por meio de campanhas e promoções.
Saúde e beleza foi segundo setor mais representativo
O estudo também apontou a importância do segmento para os pequenos e médios empresários. Do faturamento total, 8,78% ficou com o setor de saúde & beleza, atrás apenas da moda, que registrou uma fatia de 32,11%.
Quando falamos de geografia, São Paulo foi o estado com mais vendas (46,98%), seguido por Minas Gerais (9,41%) e Santa Catarina (8,25%).
E-Commerce no Brasil avançou 50% no pós-pandemia
Os dados vêm na esteira de outro estudo recente, no caso o Panorama do E-Commerce no Brasil, realizado pela empresa Neotrust.
Segundo ele, em comparação com os níveis pré-pandemia, o faturamento com base nas compras em ambiente digital é 50% maior na atualidade.
Ambos os resultados também apoiam as projeções da ABComm, que aponta um movimento de R$ 205,11 bilhões nos sites de vendas até o fim de 2024.