Com um calendário repleto de datas comemorativas, as farmácias têm muitas oportunidades de elaborar campanhas sazonais que ajudam a alavancar vendas e destacar certas marca no imaginário dos consumidores. A regra é válida tanto no varejo físico como no ambiente digital dos e-commerces.
As opções são inúmeras Há de tudo – Dia Internacional da Mulheres, das Mães, Dia dos Namorados, Dia do Consumidor, Black Friday, Natal… Afora estas, bem tradicionais, há outras dezenas de datas relacionadas com a conscientização e prevenção de doenças de toda sorte (Se você desconhece quais são, conheça as principais, visitando a Agenda de Eventos do Panorama).
“São oportunidades excepcionais para varejistas proporcionar uma experiência de compra memorável para seus usuários, incentivando a participação ativa e o aumento das vendas em momentos estratégicos”, afirma Fernanda Faria, diretora de Customer Success da Rocket Lab, adtech especializada em marketing para aplicativos móveis.
Ela lembra que datas comemorativas ajudam a aumentar o fluxo de consumidores e manter uma clientela estável durante todo o ano. Ao atrair novos clientes com uma promoção sazonal, a farmácia também cria incentivos para melhorar o movimento nas lojas em períodos mais lentos com clientes recorrentes. No entanto, os gestores do PDV precisam se preparar para atender os clientes esperados pela campanha com muito planejamento.
Estratégias para potencializar as vendas e datas comemorativas
Cashback e voucher de desconto – Uma boa maneira de atrair clientes em datas comemorativas é oferecer cashback em produtos específicos. As farmácias também podem criar vouchers com descontos para produtos específicos relacionados ocasião.
Programa de pontos – Durante a data comemorativa, a farmácia pode criar uma pontuação maior para os produtos da campanha, estimulando o retorno do consumidor para outras oportunidades de compras.
Campanhas de retargeting personalizadas – Criar campanhas de retargeting personalizadas com base nas ações específicas que os clientes realizaram, como visualizar produtos, adicionar ao carrinho ou até mesmo compras anteriores, pode gerar ótimos resultados. Além disso, oferecer descontos exclusivos ou incentivos especiais a esses usuários, lembrando-os da sua marca, também pode aumentar as chances de conversão.
Notificações estratégicas – Enviar lembretes sobre a proximidade de datas especiais, destacar promoções e ofertas disponíveis também pode fazer com que o cliente se sinta mais próximo da sua marca.
Programas de fidelidade sazonais – Crie programas especiais de fidelidade oferecendo recompensas e pontos extras para os usuários que fizerem compras nesses períodos. As recompensas podem incluir cupons de desconto, frete grátis ou brindes exclusivos.
Experiências temáticas do usuário – Transforme a experiência do usuário em seu aplicativo durante as datas comemorativas. Altere o design, as cores e os visuais do aplicativo para refletir o espírito festivo da ocasião. Além disso, destaque produtos e serviços relacionados à data, facilitando o acesso dos usuários a esses itens. Uma experiência temática cria um ambiente envolvente que aumenta o interesse e a satisfação do cliente.
Gamificação sazonal – Ofereça recompensas especiais aos usuários que concluírem atividades e compartilharem suas conquistas nas redes sociais. A gamificação aumenta a retenção de usuários e gera uma sensação de diversão e engajamento em torno de sua marca.