Pneumonia misteriosa na China preocupa a OMS

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Pneumonia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou à China informações sobre um surto de pneumonia misteriosa em crianças em todo o país. Segundo o Business Standard, os hospitais chineses estão sobrecarregados de crianças que apresentam sintomas de doenças respiratórias.

A OMS afirmou que as autoridades chinesas da Comissão Nacional de Saúde realizaram uma conferência de imprensa no dia 12 de novembro e relataram um aumento de doenças respiratórias no país. Eles atribuíram isso ao afrouxamento das restrições da Covid-19.

As autoridades chinesas afirmaram que existe uma necessidade imediata de reforçar a vigilância das doenças nas instalações de saúde e nos ambientes comunitários, bem como de reforçar a capacidade do sistema de saúde para gerir os pacientes.

Em 22 de novembro, a OMS solicitou informações epidemiológicas e clínicas adicionais e também resultados laboratoriais destes grupos relatados entre crianças, por meio do mecanismo do Regulamento Sanitário Internacional.

O que é pneumonia?

A pneumonia é uma infecção que afeta os pulmões e pode afetar um ou ambos os pulmões, levando ao enchimento dos sacos de ar (alvéolos) com líquido ou pus. Os agentes que causam pneumonia incluem bactérias, vírus ou fungos.

Qual a diferença entre o surto na China?

Os indicadores comuns incluem tosse, febre, calafrios e dificuldades respiratórias. A pneumonia pode ter um impacto maior dependendo de fatores como idade, saúde geral e causa específica da infecção.

Em termos do surto na China, os sintomas incluem febre alta e inflamação pulmonar, mas sem tosse. O tratamento envolve antibióticos, medicamentos antivirais ou antifúngicos. O período de recuperação pode variar entre duas e várias semanas.

Quais são as medidas preventivas?

Medidas de proteção individual, como uso de máscaras, higienização frequente das mãos e manutenção do distanciamento social, podem ajudar na contenção da doença.

Até o momento, não há indicação de que essas infecções sejam mortais. No entanto, os relatos se assemelham aos primeiros registros do surto de outra doença desconhecida no final de 2019 em Wuhan, também na China, que posteriormente foi denominada como Covid-19.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress