O PodContar Sua História, podcast da Farmarcas iniciado como parte das comemorações dos dez anos da administradora de redes de farmácias associativistas, também se tornou um canal para disseminar os benefícios desse modelo de negócios. Apresentado pelo presidente Edison Tamascia, o projeto, em dois anos de existência, já impactou mais de 160 mil pessoas.
Em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico, o diretor de comunicação da companhia, Ângelo Vieira, detalhou os resultados e os objetivos dessa iniciativa. “Queríamos nos tornar exemplo e referência para outras empresas, fomentando o associativismo em outros setores. Os feedbacks recebidos mostram que estamos cada vez mais próximos de nossas metas”, comemora.
Iniciado em 2022, o programa totaliza 24 episódios divididos em duas temporadas. Ao todo, quase 1 mil minutos de conteúdo foram produzidos no decorrer desses dois anos, envolvendo consultores, formadores de opinião e proprietários de lojas. A relação de convidados incluiu nomes como Mário Gazin, fundador da varejista Gazin; e Luiz Borgonovi, presidente do Grupo NC.
“Somos uma empresa jovem”, brinca Vieira, ao explicar o porquê da escolha do formato de podcast. O fato é que o programa conseguiu ampliar o número de inscritos da Farmarcas no YouTube consideravelmente, além de gerar grande engajamento junto a seu público nas redes sociais.
Podcast da Farmarcas quer levar associativismo para outros setores
A terceira temporada do podcast da Farmarcas já está engatilhada, de acordo com Vieira. E uma das propostas é demonstrar como o associativismo pode ser um modelo viável também para outros segmentos do varejo. O executivo, inclusive, revela que a administradora já vem sendo procurada por players que não atuam no canal farma.
“Quando pensamos no podcast, queríamos difundir histórias inspiradoras e apresentar nossa marca. Graças ao projeto, somos reconhecidos como uma referência em associativismo e recebemos visitantes de todo o país e do mundo para conversar sobre o assunto”, comemora.
Podcast é resultado de estruturação do setor de comunicação
Fundada em 2012, a Farmarcas já entendia a necessidade de investir em comunicação. Foi exatamente para estruturar esse setor que Vieira foi recrutado, em 2014. Administrador de empresas de formação, o diretor conta também com especialização em gestão contemporânea pela Nortus e cursa MBA executivo na Fundação Dom Cabral. Antes de se juntar à companhia, acumulou experiência como empreendedor em comunicação e comércio.
Sua missão ao chegar na empresa era construir o departamento de marketing que, hoje, ao lado dos setores de eventos e capacitação, formam a área de comunicação. “Somos mais de 100 colaboradores dedicados a fortalecer a imagem da Farmarcas”, relata.
Além do podcast, esses núcleos também produzem trilhas de aprendizagem, campanhas promocionais e cuidam das redes sociais de todas as marcas administradas pela empresa. “Estruturamos também um estúdio próprio de produção audiovisual que nos permite trabalhar com o que há de melhor para construir conteúdos de qualidade”, completa.