Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Poderoso contra enxaquecas, o magnésio é um aliado do bom-humor e um nutriente essencial

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Enxaquecas – É verdade que suplementos a base de magnésio são bons para a saúde de forma geral? Quem pode tomar? – Margarete, do Rio de Janeiro (RJ)

O magnésio é um mineral de suma importância para o organismo e seu excesso ou deficiência podem estar ligados a uma série de doenças e acarretar danos importantes. Por essa razão, sua suplementação pode eventualmente ser, sim, muito benéfica, mas não deve ser feita sem orientação de um médico ou nutricionista.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Antes de pensar em suplementos, preocupe-se em consumir alimentos ricos nesse mineral todos os dias. A RDA (Recommended Dietary Allowances, um valor usado nos Estados Unidos para indicar quanto devemos consumir por dia de cada nutriente) para o magnésio é de 300 mg diários para mulheres maiores de 19 anos e 400 mg para homens.

Os alimentos onde você o encontra são: leite, leguminosas (feijão, lentilha, soja), cereais integrais e vegetais de folhas verdes. Para ter um referência, veja os valores contidos em porções de 100 g de alguns alimentos:

* Aveia – 200 mg de magnésio

Tofu – 103 mg

Pistache – 121 mg

Avelã – 163 mg

Castanha de caju – 266 mg

* Semente de girassol – 366 mg

Amêndoas – 275 mg

Semente de abóbora – 535 mg

Pessoas com resistência a insulina se beneficiam do magnésio pois ele atua na redução dos níveis de triglicérides. Ele também pode ser coadjuvante no tratamento de enxaqueca e TPM, além de ajudar na formação da serotonina, um neurotransmissor ligado ao bem-estar e à auto-confiança. Isso explica porque pessoas com falta de magnésio tendem a sofrer de irritabilidade ou ansiedade, nervosismo e até insônia.

O déficit do mineral também contribui para doenças do coração, dos rins, falta de potássio e diminuição do crescimento ósseo. A lista de problemas não para por aí: pouco magnésio aumenta as chances de diabetes e hipertensão. Do contrário, o excesso também dificulta a calcificação dos ossos e pode deprimir o sistema nervoso central.

Fonte: Revista Marie Claire

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/10/28/anvisa-estende-prazo-de-consulta-publica-sobre-servicos-farmaceuticos/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress