Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Por que cadastrar a farmácia em aplicativos de entrega?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Por que cadastrar a farmácia em aplicativos de entrega?

O varejo farmacêutico ganha cada vez mais relevância na operação dos aplicativos de entrega. Mas será que vale a pena mesmo cadastrar o PDV nesse tipo de serviço?

Entre os principais pontos positivos estão trabalhar com uma base de clientes mais ampla, o que potencializa as vendas e multiplica o espectro de atuação. Mas nem tudo são flores nesse relacionamento com plataformas como IFood e Rappi.

Aplicativos de entrega levam sua farmácia mais longe

Os aplicativos de entrega apresentam as seguintes vantagens para seu estabelecimento.

Maior alcance

Hoje, qual a base de clientes da sua farmácia? Provavelmente, a população do seu bairro ou cidade. Com os aplicativos de entrega, você poderá atender consumidores de regiões mais distantes. Além disso, para alguns atendimentos via delivery, talvez compense mais contar com um motociclista do app do que direcionar um colaborador da sua drogaria.

Farmácia na palma da mão

Cada vez mais pessoas migram para o e-commerce e com o varejo farmacêutico não é diferente. Por isso, a comodidade de contar com boa parte de seu mix na tela do celular e ainda receber em casa ou no trabalho pesará a seu favor quando o consumidor precisar de um item.

Gerenciamento de inventário

Em alguns casos, o próprio aplicativo permite integrar seu estoque com a plataforma, o que facilitará seu gerenciamento de inventário. Assim, você consegue dar mais giro às suas mercadorias, sem perder o controle do que você possui em sua retaguarda.

Presença online reforçada

Desde os tempos de Chacrinha que se fala que “quem não comunica se estrumbica”. Na era digital, essa frase torna-se ainda mais uma realidade. A presença nos aplicativos de entregas pode ser sua porta de entrada no mundo digital, além de servir como ponte de contato com um consumidor que, às vezes, sequer pensava em comprar em seu estabelecimento, mas vê uma promoção ou cupom, e resolve aproveitar.

Concorrência, restrição e margem de lucro

Como destacamos no começo desse conteúdo, existem sim desvantagens em cadastrar seu estabelecimento em apps como IFood e Rappi e chegou a hora de falar sobre elas.

Concorrência está lá também

Um dos principais pontos é que, se você pode muito bem cadastrar sua farmácia nesse serviço, o seu concorrente também é livre para fazer o mesmo.

Além disso, como o app amplia seu horizonte, você pode passar a concorrer com drogarias que, no mundo físico, não ameaçariam seu negócio.

Nem tudo pode ser vendido lá

Os aplicativos de entrega, assim como o e-commerce, apresentam algumas limitações quando o assunto são as farmácias. Afinal, nem todo o mix de produtos pode ser vendido digitalmente.

Alguns apps até contam com funcionalidades nativas que permitem o envio de prescrições digitais, mas isso não é uma realidade difundida por todos.

Margem de lucro reduzida

Não existe almoço grátis. Os aplicativos disponibilizam seus produtos para novos clientes, cuidam da logística, mas não são gratuitos. Essas ferramentas costumam cobrar taxas e comissões, o que irá reduzir sua margem de lucro.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!