Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Por R$ 7 milhões, Secretaria de Saúde do DF vai contratar empresa para fazer 100 mil testes rápidos drive-thru

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal abriu, nesta segunda-feira (27), um processo para contratar uma empresa que fará 100 mil testes rápidos para detectar o novo coronavírus. O contrato é de R$ 7 milhões.

A empresa que tiver a proposta aprovada, terá que montar 10 pontos de testagens drive-thru. Segundo a secretaria, as propostas serão recebidas até a próxima sexta-feira (31), às 15h, por meio do e-mail: dispensadelicitacao.sesdf@gmail.com.

Critérios para empresas concorrerem:

Testagem no DF

Até esta segunda-feira, os testes rápidos de Covid-19, no DF, estavam sendo realizados apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os postos drive-thru foram desativados no fim do mês passado.

Com relação a testagem na capital, números do Portal Covid-19 mostram que o GDF já realizou mais de 251 mil testes rápidos e 54,5 mil testes do tipo RT-PCR, que detecta o vírus enquanto ele está ativo no corpo humano.

Dados do portal Sala de Situação, do GDF, apontam que até domingo (26), o estoque de exames rápidos era de 25 mil unidades. Segundo a secretaria, devido a decisão judicial que impedia a pasta de comprar novos testes, nos postos onde acabar o estoque, “não será possível o reabastecimento”.

Ainda de acordo com a SES, a Receita Federal doou 300 mil testes, que devem ser liberados nos próximos dias para as unidades de atendimento, depois de terem sido analisados pelo Laboratório Central da SES e no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), órgão da Fiocruz.

Avaliação clínica

A Secretaria de Saúde também disse, em nota, que mesmo sem o testes na unidade, o paciente não deixará de ser avaliado. A pasta explicou que “se o profissional de saúde identificar pelos sintomas que o paciente está com suspeita de Covid-19 ele receberá todas as orientações para iniciar o isolamento e o atestado para afastamento das atividades trabalhistas”.

O órgão afirmou ainda que os pacientes que apresentam sinais leves da doença ou são assintomáticos – sem necessidade de internação -, são orientados a fazer a quarentena por 14 dias, conforme estabelecido nos protocolos.

“As equipes de saúde monitoram todos esses casos e, se houver piora do quadro ao longo dos dias, o paciente é orientado a procurar uma emergência”, diz a pasta.

O que diz a Secretaria de Saúde

“A testagem está disponível para a população em geral em todas as 172 Unidades Básicas de Saúde do DF e não é necessário realizar agendamento. No entanto, devido a decisão judicial que impedia a pasta de comprar novos testes, na unidade em que findar o estoque não será possível reabastecimento. Mas é importante frisar que a avaliação clínica é soberana. Portanto, mesmo sem o testes na unidade, o paciente não deixará de ser avaliado. Se o profissional de saúde identificar pelos sintomas que o paciente está com suspeita de Covid-19 ele receberá todas as orientações para iniciar o isolamento e o atestado para afastamento das atividades trabalhistas. Pacientes que apresentam sinais leves da doença ou são assintomáticos, sem necessidade de internação, são orientados a fazer a quarentena por 14 dias, conforme estabelecido nos protocolos. As equipes de saúde monitoram todos esses casos e, se houver piora do quadro ao longo dos dias, o paciente é orientado a procurar uma emergência.

A SES recebeu da Receita Federal a doação de 300 mil testes, que devem ser liberados nos próximos dias para as unidades de atendimento, depois de terem sido analisados pelo Laboratório Central da SES e no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), órgão da Fiocruz. Além disso, após liberação da justiça, foi retomado hoje (27) o processo licitatório para contratação de empresa que fará 100 mil testes na modalidade Drive Thru.”

Fonte: G1

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2017/10/25/medicamentos-fitoterapicos-cultivados-em-umuarama-serao-usados-nos-postos-de-saude/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress