Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Pouca reação às vacinas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Dos 2.566 cachoeirenses já vacinados contra o coronavírus, somente 48 voltaram aos postos de saúde para registrar as reações adversas que sentiram após tomar a primeira dose do imunizante contra a covid-19. Conforme a enfermeira Andréa Santos, do Departamento de Vigilância em Saúde, estão à disposição da população em todos os postos de saúde formulários para que sejam informados eventuais sintomas sentidos depois de se vacinarem.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

O preenchimento dos formulários é importante para que as autoridades de saúde possam relatar reações que fujam das já esperadas. Todos os problemas que foram informados para a Secretaria Municipal de Saúde até agora registraram reações que já estão indicadas na bula das vacinas, como cefaleia (dor de cabeça), febre de até 37,9 graus, náusea, dor muscular, além de sensibilidade, inchaço e hematoma no local. Em casos mais graves podem ocorrer vômito ou diarreia.

RELATOS

A reportagem do JP conversou com funcionários de uma farmácia no centro da cidade, onde todos os profissionais foram imunizados. O relato foi de que houve dor de cabeça em alguns, enquanto outros não tiveram nenhum tipo de reação.

Telefone para denunciar os fura-filas

A enfermeira do DVS garantiu que até o momento não ocorreram casos de desrespeito às regras de vacinação em Cachoeira do Sul, ou seja, ninguém teria furado a fila. Se algum cachoeirense quiser denunciar eventual caso de desrespeito às regras pode ligar para o fone 3724-6085 ou 3724-6004 (ramal 218).

Depois de dar a primeira dose para toda a linha de frente da saúde, trabalhadores da área da saúde em geral passaram a ser vacinados, após apresentar documentos comprovando o vínculo, seja na rede pública ou privada.

CONTESTAÇÃO

Há muitos cachoeirenses questionando, especialmente nas redes sociais, os profissionais que vêm sendo vacinados. No entanto, o DVS garante que todos que tomaram vacina até agora estão dentro dos grupos previstos pelas normas do plano nacional de vacinação. “Sempre que temos alguma dúvida sobre algum profissional, questionamos o governo do Estado para decidir”, responde.

No grupo de trabalhadores da saúde, foram incluídos no plano de imunização inclusive profissionais de setores administrativos da saúde e motoristas, entre outros. Além disso, já foram vacinados população indígena e idosos em asilo.

ATENÇÃO

A vacinação dos acamados está prestes a iniciar. A Prefeitura tem 210 doses para este público. Ao todo, o município recebeu 240 cadastros no site da Prefeitura para a vacinação de idosos que estão de cama, mas haveria muitos casos duplicados inseridos no site.

Fonte: Jornal do Povo

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/02/01/hypera-pharma-conclui-compra-de-portfolio-da-takeda/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress