Tudo o que você precisa saber sobre a raiva em humanos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

raiva em humanos

A raiva em humanos é uma doença transmitida por animais, que causa grandes preocupações na saúde pública. Ainda mais em um momento em que os casos em pets se mostram mais frequentes.

Por isso, neste artigo, vamos dar uma visão geral sobre a raiva, desde os sintomas até o tratamento. Por meio deste guia, você saberá como prevenir, tratar e possivelmente curar a raiva.

O que é a raiva em humanos?

Primeiramente, vamos definir a raiva. Ela é uma doença viral que, em seu estágio mais agressivo, pode ser fatal. A raiva em humanos vem dos animais, como cães e raposas, através de mordidas ou arranhões.

Por sua vez, esses animais são contaminados pelo vírus vindo de outro animal, no caso os morcegos hematófagos, ou seja, aqueles que se alimentam de sangue.

Voltando aos humanos, depois do contato da ferida com o vírus, a doença pode se espalhar para outras partes do corpo.

Nos seres humanos, os sintomas da raiva são a febre, dor de cabeça, cansaço, náuseas, vômitos, diarreia, dor muscular e cãibras. Em casos mais graves, alguns sintomas incluem agitação, ansiedade, depressão, alucinações, delírios, convulsões e paralisia.

Prevenção

A prevenção da raiva em humanos começa por prevenir a raiva canina. De acordo com o Centro de Controle de Doenças, a melhor maneira de se impedir a raiva é tendo o seu animal de estimação vacinado.

A vacinação de pets é recomendada para todas as idades e raças de cães.

Você deve também evitar contato com animais selvagens ou domésticos caso sejam desconhecidos. Se você já foi mordido ou arranhado por um animal, deve ir ao médico imediatamente para obter tratamento, a fim de evitar complicações.

Tratamento

O tratamento da raiva em humanos depende do momento em que a doença foi diagnosticada. Se você foi mordido por um animal, seguirá o tratamento apropriado para prevenir a doença.

Caso o diagnóstico seja detectado tarde demais, a única opção será a profilaxia pós-exposição, que consiste em uma série de injeções de imunoglobulina e vacina.

Na raiva humana, o tratamento é direcionado para aliviar os sintomas da doença. O paciente pode receber analgésicos para a dor, relaxantes musculares para a tensão muscular e antipsicóticos para tratar alucinações e delírios.

Tem cura?

A cura da raiva em humanos é possível se o diagnóstico for estabelecido rapidamente e o tratamento apropriado for iniciado. O tratamento precoce ajudará a prevenir complicações e melhorar as chances de recuperação.

Uma vez que a doença já está em estágio avançado, ela não pode mais ser curada.

Conclusão

A raiva é uma doença perigosa, mas pode ser prevenida com vacinação de animais e cuidados na interação com eles. Se você tiver sintomas suspeitos, procure ajuda médica imediatamente.

Caso o diagnóstico seja estabelecido cedo o suficiente, é possível curar a raiva com tratamento apropriado. Portanto, lembre-se da importância da prevenção.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress