Os preços de medicamentos vendidos aos hospitais apresentaram crescimento no primeiro semestre. O IPM-H, Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais, registrou avanço acumulado de 3,87%.
Segundo a atualização mais recente do cálculo, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a partir dos dados das transações realizadas na plataforma Bionexo, os preços subiram 0,16% em junho, caracterizando uma desaceleração em relação aos 0,35% de maio.
Desaceleração nos preços de medicamentos era esperada
Uma análise do Bruno Oliva, economista e pesquisador da Fipe, revela que a desaceleração observada não é um fenômeno novo. “Quando avaliamos o comportamento médio do índice em junho de outros anos, a variação em 2024 apresentou resultado bastante similar. A exceção ocorreu em 2020, com maior volatilidade em razão da pandemia” afirma.
O principal motivo nessa freada dos preços observada nos meses seguintes a abril são os reajustes anuais realizados durante esse período.
Levantamentos completam quase dez anos
A parceria entre a Fipe e a Bionexo permite que a instituição observe e analise as diversas transações realizadas por meio da plataforma desde 2015.As negociações já ultrapassam a marca de R$17 bilhões por ano e representam cerca de 20% do mercado privado nacional.