Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Prefeitura de SP diz ter aplicado mais de 177 mil doses de vacina

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A Prefeitura de São Paulo afirma que aplicou mais de 177 mil doses de vacinas contra sarampo e poliomielite nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de sábado (4) até as 12h desta segunda-feira (6).

Desse total, 89.914 foram contra a poliomielite (mais conhecida como paralisia infantil), e outras 87.579 doses da tríplice viral SRC, que, além do sarampo, também protege contra rubéola e caxumba. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma mesma criança pode ter tomado as duas vacinas na mesma ocasião.

A meta da gestão municipal é atingir 95% de cobertura de vacinação entre crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, o que equivale a 562.392 crianças. Até o momento, a cobertura da vacina contra poliomielite é de 15,2% e a da vacina SCR é de 14,8%.

De acordo com a Prefeitura, as doses da campanha estarão disponíveis em todas as UBS do município até 31 de agosto.

Para receber a vacina no município, é preciso levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS. Para saber qual a UBS de referência de seu endereço, basta consultar o Busca Saúde (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br).

A pasta também alerta que mesmo que a carteirinha de vacinação da criança esteja em dia, é importante fazer o reforço na imunização para reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no Brasil assim como o de circulação de sarampo e rubéola na capital.

Indicações

A vacina contra a poliomielite tem três doses aplicadas na criança menor de 1 ano (aos 2, 4 e 6 meses de idade) e duas doses de reforço administradas aos 15 meses e aos 4 anos.

No caso do sarampo, a primeira dose da vacina tríplice viral é administrada aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses. Neste caso, é aplicada a vacina tetra viral, que também protege contra varicela.

O Brasil está livre da poliomielite desde 1989. Os últimos dois casos confirmados de sarampo no município de São Paulo – ambos importados – foram registrados em 2015, de acordo com a SMS.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress