O maior canal de informação do setor

Prefeitura prioriza vacina para pacientes com mais idade e reduz em 90% a intubação de idosos

203

A vacinação de idosos em Vilhena reduziu em 90% a intubação de pacientes com 60 anos ou mais de janeiro a junho. Os dados são do Hospital Regional de Vilhena (HRV), que fez levantamento dos números de internação tendo como ponto de referência o dia 15 de cada mês. Com o objetivo de salvar ainda mais vidas, a Prefeitura de Vilhena faz agora a vacinação de pacientes sem comorbidades com 50 anos ou mais, faixa etária que representa 80% do total de óbitos em Rondônia, de acordo com o painel do Governo do Estado.

Veja também: Governo assina intenção de compra de 60 milhões de doses da Vacina chinesa CanSino

‘Embora haja autorização da Anvisa para vacinação de adolescentes, nossa prioridade é imunizar aqueles que estão mais vulneráveis à doença. Os jovens de 5 a 17 anos em Rondônia representam 0,26% do total de óbitos, enquanto os pacientes com 50 anos ou mais representam 80,4%. É nesse público com mais idade que podemos salvar mais vidas através da vacinação. Por isso, desde que o Ministério da Saúde autorizou, no fim de maio, estamos imunizando os grupos prioritários mas também vacinando os vilhenenses por sequência decrescente de idade, com cronograma para todos na faixa dos 50 anos já liberado’, explica a secretária municipal de Saúde, Siclinda Raasch.

Siga nosso Instagram

Os gráficos gerados pelo HRV mostram a eficácia da campanha ‘Vilhena Protegida’, de vacinação contra a covid-19 no município. Como era de se esperar, o número de idosos contaminados, internados e que vieram a óbito reduziu drasticamente após o início da vacinação deste público.

De janeiro a junho caiu 90% a porcentagem de pacientes com 60 anos ou mais que estão intubados na Central de Atendimento à Covid-19 de Vilhena, que antes era 80% e agora é apenas 8%. Considerando apenas os leitos de UTI, sem intubamento, a redução é de 85%, que antes era 72% e agora é 11%. Enquanto nas Enfermarias a redução foi de 100%, saindo de 56% para 0%. A média geral de participação dos idosos nos leitos de tratamento da covid-19 em Vilhena, considerando todos os tipos de leitos, foi de 88%, saindo de 64% para 7%.

‘Isso mostra, sem sombra de dúvidas, que todos podem confiar em nossos profissionais de saúde, podem confiar na vacina e podem confiar na Prefeitura de Vilhena. Estamos fazendo o melhor para que tão logo seja possível, voltemos ao normal em nossas vidas, sem essa fantasma do medo da doença ou a sombra terrível da morte em tantas famílias’, garante o prefeito Eduardo Japonês.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO

Veja a sequência de vacinação da Prefeitura de Vilhena e quais os próximos públicos a serem vacinados no menu ‘Serviços’ da página inicial do site da Prefeitura, ou acessando diretamente pelo link: www.bit.ly/vacinacaovilhena.

Fonte: Tudo Rondônia

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação