Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Investidor aumenta pressão por cisão da Bayer

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Bayer
Foto: Divulgação

 O investidor ativista Bluebell Capital Partners está pressionando pela separação dos negócios farmacêuticos da Bayer de seus braços de saúde do consumidor e ciência agrícola. Segundo reportagem do Fierce Pharma e do Financial Times, o acionista argumenta que “falta sinergia” entre as divisões da companhia e também pede a mudança no conselho de supervisão.

Em apresentação enviada à Bayer, a Bluebell argumenta que a empresa precisa ir além da nomeação de Bill Anderson, ex-diretor executivo de negócios farmacêuticos da Roche, como novo CEO, que assumirá no próximo mês de junho. O investidor argumenta que a Bayer deve se comprometer a garantir que os quatro membros do conselho de supervisão cujo mandato expira no próximo ano não buscarão a reeleição, o que enviaria um sinal forte de descontinuidade para a empresa com desempenho abaixo do esperado.

A intervenção da Bluebell chega em um momento crítico para a Bayer, já que o CEO Werner Baumann deixará a empresa no próximo mês. As ações da Bayer subiram mais de 20% este ano, mas ainda estão sendo negociadas um terço abaixo do que eram há cinco anos.

Bayer deveria reinvestir em produtos farmacêuticos

A Bluebell argumenta que a separação das duas divisões pode gerar cerca de 15 bilhões a 30 bilhões de euros, o que deve ser usado para pagar dívidas e reinvestir em produtos farmacêuticos. O investidor também sugeriu que a Bayer explore a monetização de sua divisão de saúde do consumidor, que vende medicamentos sem prescrição. A Bluebell disse que outras partes interessadas a procuraram com preocupações semelhantes.

A Bayer disse estar ciente da carta e apresentação da Bluebell e estar “sempre aberta a um diálogo construtivo”. A empresa afirmou que Anderson está se familiarizando com a empresa e que, junto com a equipe, discutirá as prioridades para o futuro.

O CEO eleito Anderson reconheceu este mês que o grupo enfrenta “desafios únicos” e que considerará todas as opções, incluindo a potencial divisão da empresa para resolver os problemas da Bayer. No entanto, ele ressaltou que a separação não é uma conclusão definitiva.

O presidente da Bayer, Norbert Winkeljohann – que ajudou a liderar a busca para substituir o CEO da empresa – parecia obter apoio para sua reeleição na reunião anual de acionistas deste ano, marcada para 28 de abril.

Especificamente, a Institutional Shareholder Services e a Glass Lewis apresentaram seu apoio à Winkeljohann, ao lado da Temasek, o fundo soberano de Cingapura e um dos principais acionistas da companhia.

Novo CEO

 

Bayer
Bill Anderson, CEO assumirá o comando da Bayer em maio (Foto: Divulgação)

A Bayer escolheu Anderson como herdeiro de Baumann em fevereiro. Baumann está saindo depois de sete anos na empresa, que foi criticada nos últimos anos por seu pipeline de baixo desempenho e uma enxurrada de processos contra o câncer centrados no herbicida Roundup da Monsanto.

Chamando Anderson de “o candidato ideal” para o cargo principal, Winkeljohann elogiou o “excelente histórico do ex-executivo da Roche em construir fortes pipelines de produtos e transformar avanços da biotecnologia em produtos”.

Anderson esteve envolvido no desenvolvimento e lançamento de 25 novos medicamentos, incluindo 15 blockbusters, de acordo com a Bayer.

O ex-executivo da Roche ascende em um momento crítico para a empresa alemã, que está investindo mais recursos em seu departamento farmacêutico em meio a vários lançamentos importantes.

A Bayer elevou recentemente sua projeção de pico de vendas para o medicamento para o coração Kerendia e o remédio para câncer de próstata Nubeqa para 3 bilhões de euros (US$ 3,2 bilhões) cada.

De sua parte, Anderson não sugeriu grandes mudanças estratégicas para a companhoa. Em uma declaração feita em fevereiro, o novo CEO disse que os “investimentos líderes em P&D da Bayer em agricultura, medicamentos e saúde do consumidor prometem avanços adicionais”.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress