fbpx
O maior canal de informação do setor

Prevenção do câncer de mama

652

Manter um estilo de vida saudável diminui os riscos da doença e a mamografia é o meio mais eficaz de diagnóstico precoce, aumentando o sucesso do tratamento.

Se ao sair para o trabalho em um dia nublado você pega o guarda-chuva para não ter o perigo de se molhar, parabéns: você é uma pessoa prevenida, conduta que pode evitar problemas futuros. No exemplo dado, o risco é apenas se molhar. Mas, quando se trata de saúde, a prevenção ganha uma importância muito maior. Pode evitar doenças ou tratá-las ainda no início, aumentando as chances de cura.

A prevenção é o foco da Campanha Outubro Rosa, realizada no decorrer de todo este mês para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama – o mais comum entre as mulheres no mundo. No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) era de 57.960 novos casos para o ano passado.

Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença. Entre eles, os comportamentais e ambientais, genéticos/hereditários e endócrinos/história reprodutiva. A forma mais segura de descobrir o problema precocemente é através da realização da mamografia. “A partir dos 40 anos de idade, a mulher deve fazer a mamografia pelo menos uma vez por ano. Antes disso, somente se aparecer algum nódulo ou algo suspeito”, orienta a mastologista Juliana Gadelha, médica cooperada da Unimed João Pessoa. “A descoberta precoce impacta no tratamento. Fazer a mamografia antes que a lesão se torne palpável é fundamental para evitar complicações”, alerta a médica.

Um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios físicos e adoção de uma dieta equilibrada, é um grande aliado tanto para evitar a doença como para quem já está em tratamento. “Mesmo quem está fazendo quimioterapia deve praticar algum tipo de exercício físico e cuidar bem da alimentação”, destaca Juliana Gadelha.

Quando se trata de cuidar da saúde, a professora Goretti Lucila Carneiro da Cunha, 52 anos, não vacila: “Sou adepta da medicina preventiva e não curativa”, afirma, com a segurança de quem sabe muito bem do que está falando. Mesmo dando 46 aulas por semana, ela encontra tempo para cuidar do corpo. “Vou ao ginecologista a cada seis meses e faço a mamografia periodicamente. Sou uma paciente bem disciplinada”, brinca.

Ela conta que, em 1999, descobriu um nódulo na mama, mas era benigno. O cuidado com a saúde, porém, não surgiu neste período. “Acho que, pelo fato de ser educadora, acumulo muita informação e aprendi desde cedo a me cuidar”.

Além das visitas regulares ao médico, a professora também tem uma dieta regrada e é adepta de atividades físicas. A programação semanal é intensa, porque a ideia é não deixar o corpo parado. Os exercícios vão desde pilates e esteira até zumba.

Para quem necessita de tratamento contra o câncer, o atendimento humanizado, com uma equipe multidisciplinar bem preparada e ambiente acolhedor, faz toda diferença. Esses requisitos estão disponíveis na Unidade de Oncologia da Unimed João Pessoa, que funciona no terceiro andar do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. “Trabalhamos como um hospital dia, em que o paciente é acompanhado enquanto recebe o tratamento. Nosso diferencial está no atendimento humanizado que vai desde a estrutura do ambiente até a qualificação da equipe profissional”, afirma a coordenadora do serviço, a oncopediatra Andréa Gadelha, médica cooperada da Unimed João Pessoa.

A unidade é referência na rede própria da Cooperativa para tratamento oncológico. A estrutura física inclui 16 leitos – dez para adultos e seis para crianças – e quatro consultórios. Tudo foi pensado para que o paciente se sinta seguro, dentro de um ambiente acolhedor. Os equipamentos são modernos e o atendimento é feito por uma equipe multiprofissional com experiência na área, formada por médicos (oncologistas, hematologistas e oncopediatra), psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e assistentes sociais.

Para maior comodidade, o atendimento na Unidade de Oncologia é com hora marcada: de segunda a sexta, das 13h às 19h. O agendamento pode ser feito já a partir das 9h, também nos dias úteis, pelo telefone 2106-8660.

 

Fonte: Portal G1 – SP

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação