Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Principais causas do caroço na axila

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

caroço na axila

O caroço na axila, também conhecido como nódulo, pode surgir por diversos fatores, como inflamações e infecções ocasionadas pela foliculite, furúnculo, alergias ou até mesmo câncer. Em algumas situações, a lesão pode ser acompanhada de outros sintomas como formação de pus, febre, perda de peso, vermelhidão na região e aumento da temperatura.

Para identificar o motivo do caroço na axila, é importante procurar um clínico geral ou dermatologista. Após uma avaliação clínica, o paciente será orientado sobre o tratamento e exames adequados.

Principais diagnósticos do caroço na axila

Foliculite

Caracterizada por uma inflamação na pele que atinge o folículo piloso – responsável pelo crescimento do pelo, a foliculite na região das axilas leva ao surgimento de pequenas espinhas no local que podem ser dolorosas, avermelhadas ou amareladas, devido ao pus e apresentar coceira. Muito comum, a ocorrência é resultado do uso de roupas apertadas ou após a depilação com lâmina ou cera, mas a infecção por fungos ou bactérias também pode encravar o pelo.

O tratamento inclui higienização com sabonete antisséptico, podendo envolver o uso de medicamentos anti-inflamatórios, cremes dermatológicos ou antibiótico. Além disso, a pessoa pode ser orientada a não depilar o local até que a inflamação melhore.

Furúnculo

Muito semelhante à foliculite, o furúnculo é uma infecção na raiz do folículo piloso, só que mais profundo e provoca uma inflação ao redor, desenvolvendo um caroço maior, mais avermelhado e com uma grande quantidade pus. A lesão pode ampliar o tamanho e causar muita sensibilidade na axila, como dor, aumento da temperatura e vermelhidão.

Nesse caso, o especialista vai investigar se esse furúnculo precisa ser drenado, e recomendará a ingestão de antibióticos, uso de pomadas, compressas de água morna para acelerar a recuperação ou sabão antisséptico.

Cisto Sebáceo

É um nódulo arredondado que se forma sob a pele, com aspecto duro ou mole que pode se mover ao apalpar O cisco pode aparecer em qualquer parte do corpo. Ele é causado por uma obstrução na glândula sebácea, que faz com que acumule um sebo sob a pele e não apresenta sintomas. Porém, se estiver inflamado, promover dor, vermelhidão e aumento de temperatura.

Os cuidados são simples e à base de compressa de água morna e utilização de anti-inflamatório. A drenagem e antibiótico, não estão descartados para caso mais delicados.

Hidrosadenite Supurativa

A hidrosadenite supurativa é uma doença de pele crônica inflamatória que bloqueia a passagem de suor na axila. Essa condição provoca o desenvolvimento de caroços dolorosos e que deixam cicatrizes na pele. O tratamento envolve cremes antibióticos ou injeção de corticoide na região. Para situações mais delicadas, pode ser solicitada uma cirurgia para a remoção da área afeta e substituir por um enxerto.

Alergias

A alergia é uma resposta anormal do sistema imunológico a alguma substância, como cremes, desodorantes ou até mesmo ao tecido de roupa, desencadeando um caroço na axila, irritação, coceira intensa e manchas avermelhadas na pele. Busque auxílio médico para identificar o motivo e de imediato suspenda a utilização desse produto.

Íngua

O caroço na axila poder ser indício de uma íngua, que é o aumento do gânglio linfático. Normalmente o seu surgimento está ligado a inflamação ou infecção no braço, mama ou tórax, e não é preciso ficar em alerta, já que aparece como consequência de pelo encravado, foliculite, furúnculo, linfadenite.

A íngua também é sinal de doenças sistêmicas, que é o caso do lúpus, artrite reumatoide, dermatomiosite ou câncer. Vale ficar de olho no tamanho do caroço.

Infecções

Algumas infecções, como a herpes ou HIV tem o poder de aumentar o gânglio linfático e como resultado formar caroço na axila, além de outros locais do corpo. Procurar um clínico geral ou infectologista para um diagnóstico preciso, deve ser a primeira alternativa

Câncer

Pacientes com lipoma, câncer de mama ou linfoma podem desenvolver a lesão, acompanhadas de sintomas ou não. Ao notar a presença do caroço, investigar o seu aspecto deve ser primordial para receber o melhor tratamento.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress