Procfit otimiza operação da Farmavan com B2C Sales Plus Móvel

Solução permitiu à Farmavan aprimorar autoatendimento nas suas lojas em São Paulo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

PROCFITFarmavan, rede de farmácias, varejo farmacêutico, PDV móvel
Foto: Canva

Por meio da ferramenta B2C Sales Plus, a Procfit vem contribuindo para transformar a jornada de consumo no varejo farmacêutico. A solução viabiliza a implementação do modelo de PDV móvel nas lojas, permitindo que o cliente realize o pedido no balcão e feche a transação sem a necessidade de se direcionar ao caixa.

O sistema de autoatendimento foi testado em um projeto-piloto com a Farmavan, rede de farmácias paulista com 30 unidades na Zona Norte de São Paulo e nas cidades de Guarulhos, Franco da Rocha, Suzano e Arujá, na Região Metropolitana do estado. Deste número total, 18 atuam sob o regime de franquias e são administradas pela Farmais. E a ferramenta foi utilizada exatamente em cinco PDVs dessa bandeira.

“Identificamos um gargalo na rede por conta do elevado fluxo de atendimento, que gerava filas excessivas nos balcões e no check-out. Além de prejudicar a experiência dos nossos clientes, o fato impactava diretamente na eficácia da equipe de loja”, explica Paulo da Silva Santos, supervisor de operações da Farmavan.

Procfit testou soluções em lojas com diferentes perfis

Para colocar a solução em prática, a Procfit considerou lojas com diferentes perfis de público e alto giro. As escolhas recaíram, por exemplo. sobre uma unidade dentro de um supermercado no bairro paulistano do Jaçanã, uma farmácia premium em Guarulhos e outra na região central de Suzano.

“A ferramenta teve total aderência e nos motivou a decidir pela expansão do uso. Esperamos que, ainda em fevereiro, o sistema passe a operar nas demais farmácias do grupo, o que contribuirá para atingir nossa meta de crescimento de 17% para este ano”, antecipa Santos.

Outro ponto que pesa a favor da tecnologia é que o próprio cliente opera a maquininha. “Hoje, 70% das nossas vendas são finalizadas por meio de cartão ou PIX. Desse total, 40% são fechadas diretamente no balcão, onde cada terminal de atendimento conta com um PDV móvel”, observa o executivo.

Ele acrescenta que o aumento nas vendas ocorre naturalmente, uma vez que os próprios vendedores ganham tempo para recepcionar outros consumidores. “O cliente também se sente mais à vontade em um estabelecimento com atendimento rápido, o que traz fidelização”, enfatiza.

Laboratório de inovação acelera novas ferramentas da Procfit

A ferramenta B2C Sales Plus da Procfif nasceu no laboratório de inovação da companhia localizada em Santos (SP). O aplicativo pode ser instalado em Android, Windows, no navegador, além de possuir interface para self-checkout, SmartPOS e desktop.

“O proprietário de uma farmácia independente passa a ter controle automatizado e integral das transações via cartão, consegue emitir documento fiscal pela máquina e ganha acesso a relatórios e visualizações de rentabilidade e giro dos produtos. A B2C Sales Plus torna-se uma aliada efetiva do PDV na gestão de estoque”, exemplifica Igor Grava, diretor de desenvolvimento da Procfit.

Além de assegurar mobilidade à administração comercial, o sistema é mais viável financeiramente em comparação a um desktop convencional no PDV. Como a solução está em nuvem, a Procfit desenvolveu uma arquitetura que permite ganhar escala e subir novos clientes sem a exigência de instalar uma aplicação nas máquinas.

A implementação ocorre como uma assinatura de um serviço de streaming, pelo qual basta fazer a configuração para começar a rodar. “O gestor consegue criar campanhas sazonais sem a necessidade de mexer nas configurações dos equipamentos existentes ou comprar mais máquinas para poder suportar o aumento no volume de transações”, ressalta.

Adaptação em vários ERPs

Além de apresentar um layout responsivo, a inovação é adaptável a qualquer programa de ERP. Com essa funcionalidade, as equipes de precificação da loja podem imputar as informações sobre promoções e campanhas diretamente no sistema. E a venda do produto por esse ambiente, independentemente do dispositivo, já obedece automaticamente aos parâmetros de negociações comerciais estabelecidos previamente com a indústria.

Notícias Relacionadas