Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Professor testa vacinas contra infecção hospitalar

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A infecção hospitalar é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, de acordo com a Or­ganização Mundial de Saú­de (OMS), 14% dos pacientes internados contraem algum tipo de infecção anualmente. O número de mortes, segun­do a Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), che­ga em média a 100 mil por ano.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

O professor de Bioquímica e Biologia Celular e Molecular Fábio Aguiar Alves, da Universi­dade Federal Fluminense, qua­tro alunos de graduação e cin­co pesquisadores estão testando vacinascontra infecções por Sta­phylococcus aureus e Pseudo­monas aeruginosa na Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Francis­co (UCSF), EUA. A bactéria Sta­phylococcus aureus causa, entre outras doenças, a pneumonia, osteomielite e infecção genera­lizada (sepse). A Pseudomonas aeruginosa atinge os aparelhos respiratório, urinário e corrente sanguínea e é a principal preo­cupação de contaminação em casos de queimados.

“Esse projeto inédito vai tra­zer uma série de benefícios para a população mundial. O meu objetivo é levar para o Brasil todo aprendizado e a tecnolo­gia sobre a metodologia de tes­tes com novas vacinas e drogas. Afinal, grandes indústrias far­macêuticas têm filiais no nos­so país e podemos desenvolver excelentes parcerias com a Uni­versidade”, ressalta.

Fábio Aguiar Alves foi con­vidado pelo Prof. Binh Diep da Universidade da Califórnia em função de estudos realizados sobre biologia molecular e Sta­phylococcus aureus.

Após testes em camundon­gos, as vacinas estão sendo tes­tadas em coelhos. Alguns países, como o Canadá, já propuseram o uso como prevenção em pro­cedimentos cirúrgicos de gran­de porte. O professor da UFF pre­vê que os estudos e resultados conclusivos devem acontecer em aproximadamente três anos.

Para o vice-reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nó­brega, a sociedade colhe frutos sempre que há sinergia entre um planejamento institucio­nal responsável e o talento alia­do ao trabalho dos pesquisado­res. “O professor Fábio Aguiar Alves é um jovem pesquisador, talentoso e trabalhador que en­controu na UFF um ambien­te preparado e organizado pe­los gestores para desenvolver seus projetos em cooperação com demais colegas, alunos e colaboradores internacionais. Desta forma, fortalecemos nos­sa missão como Universidade, maximizando o retorno para a sociedade a partir dos investi­mentos em pesquisa científica.”

Fonte: Diário da Manhã

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/02/15/profarma-specialty-busca-ampliacao-nas-regioes-norte-nordeste-e-sul/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress