Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Profissionais do Mais Médicos marcam greve para 8 de maio em São Paulo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Profissionais do Mais Médicos marcam greve para 8 de maio em São Paulo

Cerca de 50 profissionais do programa Mais Médicos que trabalham em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) na cidade de São Paulo anunciaram greve a partir da próxima quarta-feira (8). Segundo os médicos, a paralisação acontecerá porque os contratos deles com a prefeitura, que vencem em junho e agosto, não foram renovados.

De acordo com os profissionais, a falta de renovação pode deixar cerca de 200 mil pessoas sem atendimento em setembro. Eles afirmam que tentaram dialogar com o prefeito Bruno Covas, mas “não houve nenhuma resposta concreta da prefeitura”.

Em nota, presidente do Simesp (Sindicato dos Médicos de São Paulo), Eder Gatti Fernandes, disse que, apesar de a entidade ter críticas ao modelo do programa, a população não pode ficar desassistida, pois o quadro de profissionais já é deficitário na Atenção Primária à Saúde da cidade.

“A Lei do Mais Médicos permite contratações precárias e dificulta o acesso à Justiça do Trabalho. Em contrapartida, os médicos que participam do programa realizam mensalmente 20 mil atendimentos diversos e a população não pode arcar com o ônus de não ter esses profissionais e ficar desassistida. Caso os contratos não sejam renovados, os moradores das periferias serão os mais prejudicados”, disse.

Segundo o sindicato, os médicos atendem em áreas como ginecologia, pediatria, saúde do idoso e saúde do homem. Também são feitos grupos de saúde, visitas às casas dos pacientes e procedimentos ginecológicos.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da secretaria de saúde do município informou que ainda não tem informações sobre a greve.

Fonte: BOL

Veja também:

 

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress