Todos sabem o quão competitivo o mercado farmacêutico é atualmente. Na disputa pelo cliente, que muitas vezes concentra seu foco no preço, as promoções personalizadas surgem como uma opção estratégica para os gestores.
A prática nada mais é do que determinar quais produtos promocionar com base no comportamento de compra de um consumidor em específico. Segundo o gerente de projetos da Procfit, Daniel Fernandes, esta ação otimiza os esforços em precificação, enquanto aproxima o seu negócio do cliente.
“As promoções personalizadas são uma ótima forma de fidelizar o cliente, uma vez que ele sentirá que a loja entende suas necessidades e as atende de forma plena. Em paralelo, essa estratégia também permite maior assertividade na hora de estabelecer descontos, ao invés de ‘atirar para todos os lados’”, explica.
Como usar as promoções personalizadas na sua farmácia?
Segundo Fernandes, diferentes são as formas de se aplicar as promoções personalizadas na sua farmácia. Uma delas é o Fullpoints, funcionalidade presente no sistema Cosmos Pro, da Procfit.
“A ferramenta atrela as vendas ao CPF do consumidor, o que possibilita que o algoritmo do Cosmos Pro desmembre e estude o que cada cliente compra, podendo indicar promoções e descontos que realmente façam sentido para ele”, explica.
O gerente também afirma que são possíveis diferentes gatilhos para impactar o comprador. “No momento do checkout, um pop-up surge para o atendente indicando que, na compra de mais unidades daquele produto, é possível ativar um desconto progressivo, por exemplo”, afirma. “Além disso, podem ser disparadas mensagens de engajamento por e-mail, SMS ou WhatsApp, avisando sobre condições especiais em produtos recorrentes, medicamentos de uso contínuo ou itens complementares ao tratamento”, completa.
O que não fazer na hora de aplicar descontos individualizados?
Fernandes também alerta para os pontos de atenção na hora de determinar quais produtos promocionar. Segundo ele, é preciso buscar o apoio da indústria e também se manter atento ao perfil de compra do cliente.
“O ideal é sempre contar com a ajuda dos parceiros comerciais na hora de fazer uma promoção. Afinal, com o trabalho conjunto entre os diferentes braços do canal farma, será possível ofertar tratamentos mais acessíveis para o paciente”, afirma.
Já quanto ao perfil de compra, o especialista destaca que cada item da cesta tem um peso diferente. “Não são todos os produtos comprados por um mesmo consumidor que compõem seu perfil. Um item que ele compra todo mês é muito mais importante do que aquele que foi adquirido uma única vez”, alerta.
Outro ponto levantado pelo executivo diz respeito às generalizações. “O lojista não deve levar em conta questões como gênero ou faixa etária, mas apenas os itens mais recorrentes na cesta de compra. O perfil de compras deve ser o norte indiscutivelmente”, finaliza.