Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Protocolado pedido de testes clínicos de vacina da Farmacore

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Depositphotos 351906518 s 2019
Foto: Depositphotos

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações anunciou nesta sexta-feira (26) que protocolou junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para início dos testes clínicos em humanos da vacina Versamune-CoV-2FC contra Covid-19. As informações são da CNN Brasil.

A vacina, desenvolvida no Brasil, é resultado de uma pesquisa financiada pelo ministério e coordenada pelo pesquisador Célio Lopes Silva, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), em parceria com a startup brasileira Farmacore e a americana PDS Biotechnology.

O anúncio foi feito horas depois de o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciar, na manhã desta sexta-feira, uma vacina desenvolvida inteiramente no Brasil pelo Instituto Butantan.

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/19/farmacore-submete-pacote-de-dados-pre-clinicos-de-vacina-para-a-anvisa/

De acordo com o comunicado, a Versamune teve bons resultados em testes feitos com animais. “Os resultados dos estudos não-clínicos [toxicidade e imunogenicidade] obtidos até o momento demonstram qualidade e competitividade para ser um sucesso nacional e global no controle da Covid-19”, diz. “A vacina demonstrou capacidade de ativar todo o sistema imunológico – imunidade humoral, celular e inata, induzir memória imunológica e proteção de longo prazo”.

Vários locais de pesquisa e desenvolvimento nos Estados Unidos e no Brasil serão usados para progredir no desenvolvimento clínico da vacina, segundo as empresas parceiras do desenvolvimento.  “A Farmacore liderará os esforços regulatórios e de ensaios clínicos no Brasil, enquanto a PDS Biotech continuará a contribuir com conhecimento científico e suporte operacional”, disse a nota.

A vacina tem como estratégia uma proteína recombinante do novo coronavírus, baseada numa plataforma desenvolvida pela PDS chamada de Versamune, que ativa células-T, que têm função imunológica.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

 

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress