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Startup Proffer conclui rodada de investimento seed

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Edmilson Varejão (Foto: Divulgação)

Plataforma SaaS especializada em precificação inteligente, a startup Proffer concluiu sua mais recente rodada de investimento seed. Liderada pelo Fundo Criatec 4, a captação de recursos visa impulsionar a expansão da empresa nas verticais de varejo e distribuição, além de trazer soluções de pricing para outros segmentos.

A startup surgiu da percepção da complexidade que a precificação representa nos diversos setores da economia, sobretudo no varejo farmacêutico. Com uma visão clara de simplificar esse processo desafiador por meio do uso de inteligência artificial (IA), a Proffer tem se destacado por oferecer soluções digitais e automatizadas que revolucionam a maneira como os preços são estabelecidos no setor.

Antes de fundar a Proffer, os sócios Edmilson Varejão e Vinícius Pantoja acumularam sólida formação acadêmica de mestrado e doutorado em instituições de ponta, como FGV, UCLA e MIT. Também haviam fundado uma consultoria de desenvolvimento de softwares customizados com IA, atendendo a empresas de diversos setores, incluindo, por exemplo, a gigante Vale.

Startup é focada no varejo farmacêutico

A startup optou por iniciar sua operação com foco no varejo farmacêutico devido à compreensão de que esse segmento enfrenta desafios únicos na gestão de preços, especialmente devido à vasta variedade de produtos e à intensa competição. “Notamos que o setor precisava de soluções como as que a Proffer já vinha desenvolvendo. Trata-se de uma área com muitos produtos, alta competição, que sofre com preços regulados, além de ser um segmento muito delicado para se fazer precificação”, afirma Varejão.

Segundo ele, quando se pensa de medicamento, normalmente, fala-se de algo de primeira necessidade das pessoas, então essa precificação, obviamente, precisa ser equilibrada e razoável. “Tanto para gerar lucro para o empresário quanto para que os clientes consigam comprar esses produtos. Eu diria que é um dos setores mais difíceis de se precificar”, acrescenta.

No início de sua trajetória, a Proffer atraiu investimentos de estágio pré-seed com a WOW Aceleradora e a FCJ Venture Builder. A parceria com essas organizações, especializadas em apoiar startups em fases iniciais, foi essencial para que a empresa atingisse o ponto de tração em um período notável de apenas um ano.

Com menos de três anos de existência, a Proffer vem recebendo grande reconhecimento no mercado. Em 2023, a startup foi selecionada como uma das finalistas do Startup Summit e conquistou um lugar de evidência na lista anual das “100 Startups To Watch”, um evento importante que destaca as startups mais inovadoras do país.

Hoje, a startup atende a aproximadamente 50 clientes e está presente em mais de 1500 lojas em todo o Brasil, abrangendo farmácias de pequeno, médio e grande porte. Entre seus clientes estão as redes Drogaria Globo, Farmácia Indiana e Farmacia Permanente.

Os resultados obtidos por seus usuários são expressivos. A ferramenta não apenas descomplica os métodos de precificação, mas também já proporcionou aumento de de até 10 pontos percentuais na lucratividade, o que representa ganhos significativos para as empresas que aplicam as suas recomendações de preço.

“Estamos comprometidos em impulsionar a inovação no varejo por meio de soluções tecnológicas avançadas. Com a Proffer trazemos uma nova abordagem para a precificação, capacitando as empresas nacionais e internacionais a tomar decisões estratégicas baseadas em dados confiáveis e precisos”, ressalta Pantoja

Com essa injeção de capital, a Proffer está pronta para expandir suas operações e introduzir tecnologias mais avançadas de inteligência artificial generativa nos seus produtos. Ademais, permitirá atender às necessidades específicas de pequenas redes, bem como a de outros setores no Brasil e no exterior, fortalecendo, portanto, sua presença no mercado nacional e internacional.

“Já recebemos muitos convites de parceiros estratégicos para entrar em outros setores, mas decidimos aguardar um pouco, a fim de realizarmos mais testes na ferramenta. As respostas recentes de crescimento e geração de resultados para os nossos clientes nos deixam mais confiantes que este é o momento. Então o novo aporte vai ser importante para nos dar fôlego nesse crescimento”, finaliza Varejão.

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