Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

GreenCare visa criar primeiro medicamento de extrato de cannabis

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

extrato de cannabis
Foto: Canva

A GreenCare investirá R$ 20 milhões na realização de estudo clínico para registro do primeiro medicamento como extrato de cannabis no Brasil. Com 16% de participação de mercado, a empresa liderou a comercialização destes produtos nas farmácias brasileiras. Em unidades, as vendas superaram a marca de 38,1 mil, com crescimento superior a 2000% ou 20 vezes maior que o resultado alcançado em 2022.

“Somos a única startup originalmente do segmento a ocupar uma das cinco posições entre as empresas que lideram as vendas de extrato de cannabis nas farmácias. Isso mostra um acerto de nossa estratégia, que desde a regulamentação para comercialização destes produtos nas farmácias apostou fortemente neste canal de vendas, frente ao acesso via importação individual. Médicos e pacientes buscam acesso facilitado e isso se dá nas drogarias”, afirma, Martim Mattos, chairman da companhia.

Desde que iniciou suas operações, em 2018, a GreenCare soma 40% de participação nas receitas de produtos do tipo extrato de cannabis, segundo dados da Close-Up International.

Os dados de mercado, produzidos com base nos indicadores do IQVIA, mostram que as vendas de cannabis medicinal seguem em franca expansão, a exemplo do que já ocorre há pelo menos 3 anos. Cresceram 127% em 2023 frente a 2022, com a comercialização de 356,6 mil unidades.

Extrato de cannabis passa a ganhar espaço nas vendas

Os extratos de cannabis são produtos que incluem todos os compostos da planta, como CBD e THC, diferente de produtos que oferecem o canabidiol isolado, que no Brasil é vendido por uma única empresa, a Prati Donaduzzi.

Estudos baseados em evidências científicas têm influenciado na substituição dos produtos isolados pelos extratos, ampliando progressivamente sua participação de mercado, que hoje responde por 40% das vendas totais do varejo farmacêutico em 2023, contra 9% em 2022. Em 2 anos 80% das vendas serão de Extrato de Cannabis se o ritmo de substituição se mantiver estável.

Captação em curso

Para investir na geração de evidências científicas e, ao mesmo tempo, manter o ritmo de expansão das vendas em farmácias, a empresa acabou de concluir a primeira etapa de seu plano de captação de recursos.

“Temos que aproveitar o momento em que estamos um pouco à frente da média do mercado, tendo em vista que a única certeza é que se tornará cada vez mais competitivo, o que exigirá maiores recursos para alavancagem”, pontua Mattos.

Atualmente, a companhia tem entre seus principais acionistas um dos maiores fundos globais de investimentos especializado em cannabis, que conta com recursos de family offices, além de empresários.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress