Tendências e Notícias da Indústria Farmacêutica

Quais benefícios corporativos devo oferecer à minha equipe?

Vale-alimentação, refeição ou auxílio-academia? Definição deve passar pelas reais necessidades dos colaboradores

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

BENEFÍCIOS CORPORATIVOSorientação empresarial, varejo farmacêutico
Foto: Freepik

Em um cenário onde o turnover é tão comum, a oferta de benefícios corporativos pode ser um diferencial interessante para a sua farmácia, agregando valor ao processo de atração e retenção de talentos. As informações são do Varejo S.A.

Mas, na hora de definir quais benefícios conceder à sua equipe, não basta escolher os mais comuns ou que estão em moda. É preciso entender as reais necessidades do seu time. Estudos de consultorias especializadas em gestão de pessoas, inclusive, avaliam que o nível de satisfação dos colaboradores pode ser até 20% maior quando esse tema é tratado de forma customizada.

 

O quanto a sua empresa acredita em inovação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

“Pesquisas mostram que colaboradores mais satisfeitos são, em média, 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e, quando atuam em vendas, conseguem resultados 37% melhores”, afirma a vice-presidente do SERAC, Carla Martins.

Benefícios corporativos são divididos em duas categorias 

Segundo a vice-presidente, os benefícios corporativos podem ser divididos em duas categorias. A primeira considera itens básicos como vale-transporte e refeição. A segunda reúne os opcionais, entre os quais auxílio-academia ou universidade corporativa.

Independentemente da categoria, é importante entender se os valores ofertados estão de acordo com a realidade da região onde sua farmácia está localizada. “Se não for suficiente, o colaborador pode se sentir desvalorizado”, alerta Carla.

Benefícios podem ser atrelados a metas

O uso dos benefícios permite ainda reforçar comportamentos positivos. Para a especialista, é possível estabelecer metas para reverter situações do dia a dia.

“Se houver uma alta taxa de absenteísmo, por exemplo, a empresa pode implementar incentivos por assiduidade, ajudando a valorizar quem mantém uma presença consistente”, explica.

Mas como eu escolho? 

A executiva finaliza apontando cinco pontos de atenção na hora de definir quais benefícios corporativos inserir na sua farmácia. São eles:

  • Os benefícios devem estar sempre alinhados à cultura da empresa
  • Realize pesquisas periódicas para saber se os benefícios atuais estão de acordo com a expectativa dos colaboradores
  • Sempre avalie se o benefício ofertado tem um valor competitivo
  • Benefícios atrelados ao desempenho podem dar um gás adicional para sua equipe
  • Mantenha o pacote de benefícios em atualização constante, para se manter alinhado às melhores práticas de mercado

Notícias Relacionadas