Tendências e Notícias da Indústria Farmacêutica

Turnover na farmácia pode cair com processo seletivo

Seleção eficaz permite atrair melhores talentos para sua operação

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

TURNOVER NA FARMÁCIAProcfit, orientação empresarial, processo seletivo, turnover
Foto: Freepik

O turnover na farmácia figura entre as principais dores dos gestores do segmento. Mas a correção de rotas na realização de processos seletivos pode ser uma tática promissora para evitar a temida rotatividade de colaboradores no negócio.

“O recrutamento bem planejado, que leve em conta atributos técnicos e o real alinhamento com os propósitos da empresa, deve ser o primeiro passo para prevenir a perda de talentos e preceder estratégias de retenção”, argumenta Elizabeth Almeida, gerente de recursos humanos da Procfit.

 

Sua empresa trabalha com serviços de saúde?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Turnover na farmácia exige seleção com definição de perfil 

De acordo com a executiva, nenhuma seleção deve ter início sem uma definição clara do perfil de candidato almejado. “Sem essa etapa, os riscos de erro aumentam consideravelmente. É preciso também ter todas as fases do processo bem desenhadas, para garantir agilidade e evitar repetições nas fases de contratação”, reforça.

Contar com uma ferramenta para gerir e divulgar as vagas, além de criar um banco de talentos para futuros processos seletivos e guardar históricos dos candidatos pode ser um diferencial interessante para a sua empresa, principalmente se ela já contar com uma estrutura mais robusta.

Por último, Elizabeth faz dois destaques relevantes. “É preciso colocar o candidato no centro e tornar a sua experiência durante o processo a melhor possível, para que, mesmo que ele não seja contratado, fique com o gostinho de que queria fazer parte daquela equipe. Além disso, qualquer procedimento demanda melhorias. Por isso, mantenha a mente aberta para atualizá-lo sempre que necessário”, completa.

Farmácias apresentam particularidades próprias

A gerente ainda faz um importante alerta. As farmácias precisam ter um olhar diferente na hora de buscar os melhores talentos. “Balconistas, farmacêuticos e atendentes precisam mesclar o conhecimento técnico com o acolhimento humano. É preciso ter sensibilidade no trato com o cliente que, geralmente, está em situação de vulnerabilidade, podendo ser um idoso ou uma pessoa doente”, analisa.

Para ela, há ainda outras skills necessárias para que um colaborador performe bem no varejo farmacêutico. “O candidato deve ter flexibilidade, resiliência e disponibilidade para trabalhar em jornada específica para atender essa atividade essencial”, alerta.

Notícias Relacionadas