Os adoçantes são substâncias que contribuem para o sabor doce de alimentos e bebidas, como refrigerantes, sucos e doces, e estão disponíveis em diferentes formas. Eles podem ser naturais (substâncias isoladas das fontes naturalmente doce, como o mel) ou artificiais (substâncias produzidas em laboratório).
Entre as opções mais saudáveis estão a stevia, o xilitol, o eritritol, o mel e a sucralose.
Tipos de adoçantes mais saudáveis
A stevia é a mais saudável de todas, pois é natural, extraída das folhas da planta Stevia rebaudiana, nativa da América do Sul. É mais doce que o açúcar e tem a vantagem de ser zero calorias.
O xilitol é outro adoçante artificial, mas com 25% menos calorias do que o açúcar. Ele é produzido a partir de matérias-primas vegetais, como milho. É quase tão doce quanto o açúcar, mas tem um gosto ligeiramente diferente.
O eritritol é outra alternativa saudável, pois tem menor valor calórico do que o açúcar – 40% a 60% menos – e apresenta um sabor doce parecido ao do açúcar. É produzido a partir de matérias-primas vegetais como melão, maçã e uva.
E o mel, é claro, tem sido usado como adoçante natural desde a antiguidade. Ele contém cerca de 60% a 70% de açúcar, mas também contém alguns minerais essenciais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e zinco.
Por último, temos a sucralose, que é produzida a partir do açúcar, mas com zero calorias e com sabor extremamente doce.
Qual a melhor opção?
Embora a stevia, o xilitol, o eritritol e o mel sejam opções saudáveis, a sucralose, devida à sua doçura e baixo valor calórico, é a melhor escolha para adoçar os alimentos. Estudos mostram que sua dosagem adequada e moderada não tem efeitos colaterais significativos sobre o organismo, desde que consumida com parcimônia.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.