Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Quando é a hora de consultar um gastroenterologista?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

gastroenterologista

A consulta a um gastroenterologista deve ocorrer se você apresentar problemas digestivos inexplicados ou frequentes, como desconforto abdominal ou alterações nos hábitos intestinais.

Trata-se de um especialista com experiência nos distúrbios e doenças que afetam o sistema digestivo – que inclui o trato gastrointestinal (esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus), bem como o pâncreas, fígado, vias biliares e vesícula biliar.

Quais as doenças tratadas pelo gastroenterologista?

Os distúrbios digestivos e problemas que um gastroenterologista trata incluem:

  • Alterações inexplicáveis ​​nos hábitos intestinais, incluindo diarreia, constipação e sangue nas fezes
  • Doença do Refluxo Gastroesofágico
  • Azia
  • Hemorroidas
  • Doença inflamatória intestinal (DII), que inclui doença de Crohn e colite ulcerosa
  • Síndrome do intestino irritável (SII)
  • Pancreatite
  • Úlceras

Os gastroenterologistas são treinados para realizar uma série de procedimentos usados ​​para ajudar a diagnosticar e tratar essas condições, como endoscopia digestiva alta, colonoscopia, biópsia e várias técnicas endoscópicas necessárias para visualizar o sistema digestivo, incluindo ultrassom endoscópico.

Quando consultar um gastroenterologista?

O profissional deve ser procurado em casos de:

Diarreia contínua – De alimentos a infecções e certos medicamentos, muitas coisas podem causar um ataque de diarreia. No entanto, se suas fezes forem regularmente mais líquidas do que sólidas, é hora de consultar um médico.

Constipação – A frequência das evacuações varia de pessoa para pessoa, porém evacuar menos de três por semana é normalmente considerado constipação. Você também pode estar constipado se seus movimentos intestinais forem muito pequenos, muito duros ou difíceis de passar.

Azia frequente ou grave – Ter azia de vez em quando não deve ser motivo de grande preocupação, e a boa notícia é que azia ocasional geralmente pode ser tratada em casa. Mas se você está tendo sintomas de azia mais de duas vezes por semana, pode ser um sinal de Doença do Refluxo Gastroesofágico, condição que, com o tempo, pode danificar e cicatrizar o revestimento do esôfago.

Sentir-se anormalmente inchado – O inchaço, que pode parecer que sua barriga está cheia ou apertada, geralmente é causado por problemas que resultam em excesso de produção de gás, hipersensibilidade a gás ou gás preso em seu cólon. A constipação pode causar inchaço, pois quanto mais tempo os resíduos permanecem no cólon, maior a probabilidade de serem fermentados por bactérias residentes, que criam gases. O inchaço também pode ser um sinal de Síndrome do intestino irritável, uma sensibilidade alimentar, como intolerância à lactose, supercrescimento bacteriano do intestino delgado ou gastroparesia (paralisia parcial do estômago).”

Mantenha-se atualizado

Dor abdominal súbita ou intensa – Todos nós já lidamos com dores de barriga, mas dores abdominais intensas que duram horas ou dores abdominais repentinas e intensas não são normais. Uma úlcera estomacal ou úlcera péptica, que é uma ferida no revestimento do estômago ou na primeira parte do intestino delgado, pode causar dor abdominal em queimação, principalmente depois de comer. Dor abdominal consistentemente intensa também pode ser um sinal de cálculos biliares, pancreatite ou doença hepática.

Sangramento retal ou sangue nas fezes – Se você vir sangue no papel higiênico ou ao dar descarga, pode ser hemorroidas, um problema bastante comum que normalmente pode ser tratado com remédios caseiros ou produtos de venda livre. Sempre que você vir sangue nas fezes ou tiver sangramento retal acompanhado por alterações nos hábitos intestinais ou na cor ou consistência das fezes, é fundamental consultar um gastroenterologista. O sangramento retal nem sempre é uma grande preocupação, mas pode ser um sinal de uma condição médica séria, como o câncer colorretal.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress